
O que é um coágulo?
É um aglomerado de células e proteínas no seu sangue. Um coágulo ajuda a retardar o sangramento quando você está ferido. Geralmente se dissolve à medida que você cura. Mas se isso não acontecer, ou se se formar quando não for necessário, pode entupir ou bloquear completamente um vaso sanguíneo.
Que problemas pode causar?
Um coágulo inesperado pode levar a sérios problemas e até a morte. Em uma artéria, pode causar um ataque cardíaco ou um derrame. Se acontecer em uma veia, você pode sentir dor e inchaço. Um coágulo no fundo do seu corpo é chamado de trombose venosa profunda (TVP). Em seus pulmões é uma embolia pulmonar (PE). Ambos são emergências médicas.
Conheça suas chances
Você pode obter um coágulo de sangue se quebrar um osso ou puxar muito um músculo.
Mas às vezes você pode não saber por que isso aconteceu ou até mesmo perceber que tem um. Mas há pistas.
Suas chances de um coágulo são maiores se você:
Está se recuperando de uma cirurgia ou teve que ficar sentado por muitas horas em um voo ou em uma cadeira de rodas
Estão acima do peso ou obesos
Tem diabetes ou colesterol alto
Tem mais de 60.
Dica: Inchaço
Quando um coágulo diminui ou interrompe o fluxo de sangue, ele pode se acumular no vaso e fazê-lo inchar. Se isso acontecer na parte inferior da perna ou na panturrilha, geralmente é um sinal de TVP. Mas você também pode ter um coágulo nos braços ou na barriga. Mesmo depois de desaparecer, uma em cada três pessoas ainda apresenta inchaço e, às vezes, dor e feridas devido a danos nos vasos sanguíneos.
Dica: Cor da pele
Se um coágulo obstruir as veias dos braços ou pernas, elas podem parecer azuladas ou avermelhadas. Sua pele também pode ficar descolorida pelos danos aos vasos sanguíneos depois. Uma EP (Embolia Pulmonar) em seu pulmão pode tornar sua pele pálida, azulada e úmida.
Dica: Dor
Dor no peito súbita e intensa pode significar que o coágulo se rompeu e causou um EP. Ou pode ser um sinal de que um coágulo em sua artéria causou um ataque cardíaco. Nesse caso, você também pode sentir dor no braço, especialmente no esquerdo. Um coágulo geralmente dói onde está localizado, como na parte inferior da perna, no estômago ou na garganta.
Dica: dificuldade para respirar
Este é um sintoma grave. Pode ser um sinal de que você tem um coágulo no pulmão ou no coração. Seu coração também pode acelerar, ou você pode sentir-se suado ou desmaiar.
Localização: Pulmão
Um coágulo pode causar sintomas diferentes com base em onde ele está. Uma EP (Embolia Pulmonar) pode dar-lhe um pulso rápido, dor no peito, tosse com sangue e falta de ar. Vá para o hospital imediatamente. Você também pode não ter sinais.
Local: Coração
Isso pode parecer semelhante a um coágulo no pulmão. Mas se for um ataque cardíaco, você também pode sentir náusea e tontura junto com a dor no peito. De qualquer forma, ligue para um familiar e vá para um hospital imediatamente.
Local: Cérebro
A pressão aumenta quando o sangue não pode fluir normalmente. Um bloqueio grave às vezes pode levar a um acidente vascular cerebral. Sem oxigênio do sangue, suas células cerebrais começam a morrer em minutos. Um coágulo no cérebro pode causar dores de cabeça, confusão, convulsões, problemas de fala e fraqueza, às vezes em apenas um lado do corpo.
Local: Barriga
Muitas vezes, você não tem nenhum sintoma. As veias bloqueadas no estômago ou esôfago, um tubo que o conecta à garganta, podem rasgar e vazar sangue. Isso pode doer muito. Você pode fazer cocô ou vomitar sangue, e suas fezes podem parecer pretas e cheirar muito mal.
Localização: Rins
Também chamado de trombose da veia renal, esses coágulos geralmente crescem lentamente e principalmente em adultos. Você provavelmente não terá sintomas, a menos que um pedaço se quebre e se aloje em seu pulmão. Raramente, especialmente em crianças, pode acontecer rapidamente e causar náuseas, febre e vômitos. Você também pode ter sangue no xixi e ir com menos frequência.
Se você suspeitar de um coágulo de sangue
Consulte o seu médico ou vá para o pronto socorro imediatamente. Um coágulo pode ser mortal, e você não saberá com certeza até que seja verificado. O seu médico pode dar-lhe um medicamento para rebentar o coágulo ou enfiar cirurgicamente um tubo fino no local do coágulo para dissolvê-lo.
Dicas de prevenção
Você pode agir para diminuir suas chances de um coágulo. Primeiro, mantenha um peso saudável, coma direito e exercite-se.
Também:
Não fique sentado ou quieto por muito tempo, especialmente após uma longa viagem ou cirurgia.
Se você é um escriturário, levante-se e mova-se pelo menos a cada duas horas. Flexione as pernas, pés e dedos dos pés na cadeira.
Verifique se meias ou roupas de compressão apertadas podem ajudar seu fluxo sanguíneo.
Pergunte ao seu médico se você pode precisar tomar medicamentos para evitar coágulos chamados anticoagulantes.
Preste atenção aos sinais
Se você teve uma trombose venosa profunda (TVP) em uma de suas pernas ou braços, às vezes é normal que esse membro fique um pouco inchado após o tratamento. Após um coágulo nos pulmões (embolia pulmonar ou EP), você pode sentir uma leve dor ou pressão no peito. Mas cuidado com dores novas ou piores, pressão ou cãibras na panturrilha. Isso pode sinalizar uma nova TVP. Falta de ar ou desmaio podem ser sinais de outra EP. Se você tiver algum desses, obtenha assistência médica imediatamente.
Conheça suas chances
Se você já teve um coágulo de sangue antes – seja na perna, braço ou pulmões – suas chances de outro são maiores. Seu risco também é maior se você:
Tem câncer, um distúrbio inflamatório (como a doença de Crohn), um distúrbio reumatológico (como a artrite reumatóide) ou um distúrbio de coagulação do sangue
Tem mais de 40
Estão acima do peso ou obesos
Fumar, especialmente se você tomar pílulas anticoncepcionais.
Não se machuque
O seu médico pode prescrever medicamentos que combatem os coágulos chamados anticoagulantes. Isso pode aumentar a probabilidade de você sangrar devido a pequenos ferimentos, por isso é importante ter cuidado ao aparar as unhas. Você deve usar luvas ao usar ferramentas afiadas e usar equipamentos de segurança para esportes e hobbies. Verifique com seu médico para ver quais outras atividades podem não ser seguras para você.
Não coma os Alimentos Errados
Se você tomar a varfarina {afina o sangue} (Coumadin, Jantoven) para evitar coágulos, precisará observar o que come. A vitamina K pode afetar o funcionamento do medicamento. Portanto, você deve ter cuidado com as quantidades de couve, espinafre, couve de Bruxelas, acelga ou couve ou mostarda que você come. Chá verde, suco de cranberry e álcool também podem afetar os anticoagulantes. Portanto, pergunte ao seu médico sobre eles.
Mova-se
Exercícios como caminhar ou nadar podem ajudá-lo a se curar após um coágulo. Eles aumentam o fluxo sanguíneo e podem fazer você se sentir melhor. Se você teve uma embolia pulmonar, atividades que fazem seu coração bombear, como correr ou dançar, podem fortalecer seus pulmões. Mas converse com seu médico primeiro sobre o quanto é certo para você.
Pergunte sobre outros medicamentos que você toma
Se você toma varfarina e alguns outros anticoagulantes, não deve tomar aspirina, a menos que seu médico diga que está tudo bem. Isso porque pode aumentar suas chances de sangramento importante. Alguns antibióticos podem impedir que esses medicamentos funcionem da maneira que deveriam. Você deve ter cuidado com suplementos de ervas vendidos sem receita. Alguns, incluindo ginseng, linhaça e óleo de peixe, também podem afetar o funcionamento dos anticoagulantes.
Compartilhar informações
Informe todos os seus médicos se você teve um coágulo de sangue de qualquer tipo. E se você tomar anticoagulantes, informe ao seu dentista quando marcar sua consulta. Siga todas as instruções que lhe derem para se preparar para a sua visita.
Pergunte sobre meias de compressão
Essas meias apertadas especiais mantêm uma certa pressão na perna, e isso pode ajudar no fluxo sanguíneo após uma TVP. Seu médico também pode recomendá-los após uma EP para aumentar sua circulação.
Não fique muito tempo sentado
Tente não ficar sentado por mais de 2 horas de cada vez – levante-se e ande regularmente. Se você teve uma TVP em uma das pernas, não cruze as pernas quando se sentar. Essa posição pode afetar sua circulação. Esteja atento a isso quando estiver em voos longos ou dirigindo por um longo tempo.
Viagem Inteligente
Se estiver de carro, faça pausas com frequência para esticar as pernas. Dobras profundas do joelho podem ajudar a melhorar a circulação. Em um avião, tente se mover pela cabine uma vez por hora. Enquanto estiver sentado, flexione os tornozelos para manter o sangue fluindo. E beba bastante água – a desidratação pode tornar mais provável um coágulo.
Cuidado com seu peso
A obesidade pode esticar suas veias e torná-las fracas. E se você tem diabetes, verifique se está bem controlado. Se não for, pode danificar seus vasos sanguíneos.
Não tenha medo de pedir ajuda
Não é incomum sentir-se ansioso ou deprimido nas primeiras semanas após uma TVP ou EP. Se esses sentimentos forem graves ou não desaparecerem e você não sentir vontade de fazer suas atividades normais, informe o seu médico. Eles podem dar-lhe medicação ou uma referência para terapia de conversação. Um grupo de apoio de pessoas que tiveram os mesmos problemas também pode ajudar.
Cuidado durante a gravidez
As mulheres que tiveram uma TVP ou EP têm maiores chances de outra quando estão grávidas. É importante que eles trabalhem com seus médicos e observem sua saúde de perto. Mesmo que eles tenham parado de tomar anticoagulantes, eles podem precisar tomá-los novamente, possivelmente até 6 semanas após o parto.
Circulação é a chave
O sangue é como a superestrada do seu corpo. Ele transporta nutrientes e oxigênio para tudo, desde o coração e o cérebro até os músculos e a pele.
Uma dieta saudável é uma maneira de otimizar sua circulação ou fluxo sanguíneo. Combinados com exercícios, hidratação, controle de peso e não fumar, alguns alimentos podem ajudar a melhorar a circulação. Da próxima vez que você for ao supermercado, considere incluir esses itens em seu carrinho de compras.
Pimenta-caiena
Esta pimenta vermelha brilhante faz mais do que apenas apimentar sua comida. Graças a um composto chamado capsaicina, a pimenta caiena pode ajudar suas artérias a funcionarem bem. Também pode ajudar a relaxar os músculos dos vasos sanguíneos para que o sangue possa fluir facilmente. E isso é bom para a sua pressão arterial.
Beterraba
Este vegetal de raiz é rico em nitrato, que seu corpo pode converter em óxido nítrico. O óxido nítrico ajuda a soltar naturalmente os vasos sanguíneos e melhorar o fluxo de sangue para os tecidos e órgãos. Pesquisadores descobriram que o suco de beterraba também pode diminuir sua pressão arterial sistólica (o primeiro número em uma leitura de pressão arterial).
Bagas de frutas vermelhas
Elas são ricos em antioxidantes, incluindo um que é particularmente bom para os vasos sanguíneos: antocianina. É o composto que dá ao produto vermelho e roxo aquele tom de cor profunda. A antocianina pode ajudar a proteger as paredes das artérias contra danos e evitar que fiquem rígidas. Além disso, a antocianina estimula a liberação de óxido nítrico, que ajuda a diminuir a pressão arterial. Outro importante antioxidante é o ácido elágico. O ácido elágico é um composto fenólico pertencente ao grupo dos taninos hidrolisáveis, encontrado principalmente em frutas vermelhas como romã, amora, framboesa e outras espécies botânicas como Rhus chinensis. Dentre os principais efeitos biológicos citados em literatura, destaca-se o fortalecimento do sistema imune (atividade antiviral, antibacteriana e antiproliferativa em células carcinogênicas) além de serem hepatoprotetoras.
Peixe gordo
Se você sempre se perguntou por que o peixe é bom para o coração, aqui está uma razão. Peixes gordurosos como salmão, cavala, truta, arenque e linguado estão cheios de ácidos graxos ômega-3. Estudos sugerem que esses compostos são bons para a circulação. Comer peixe não só reduz a pressão arterial em repouso; também pode ajudar a manter suas artérias limpas e desobstruídas.
Romãs
As minúsculas e suculentas sementes vermelhas dentro de uma romã são repletas de nutrientes, em particular antioxidantes e nitratos. Estes podem aumentar a sua circulação. E eles alargam (dilatam) os vasos sanguíneos e diminuem a pressão arterial. Isso significa que mais oxigênio e nutrientes são entregues aos músculos e outros tecidos. E para pessoas ativas, um maior fluxo sanguíneo também pode trazer um aumento de desempenho.
Alho
O alho é bom para mais do que manter os vampiros afastados. Ele contém um composto de enxofre chamado alicina que ajuda a relaxar os vasos sanguíneos. Estudos mostram que em pessoas que comem uma dieta rica em alho, o sangue flui com mais eficiência. Isso significa que o coração não precisa trabalhar tanto para mover o sangue por todo o corpo, o que ajuda a manter a pressão arterial baixa.
Nozes
Enlouqueça por amêndoas, especialmente nozes. Essas nozes de casca enrugada são ricas em ácido alfa-linolênico, um tipo de ácido graxo ômega-3, que pode ajudar o sangue a se mover suavemente. Um estudo descobriu que comer nozes regularmente por 8 semanas melhorou a saúde dos vasos sanguíneos, ajudou esses vasos a permanecerem elásticos e reduziu a pressão arterial.
Uvas
Eles ajudarão a manter suas artérias saudáveis e melhorar o fluxo sanguíneo – tudo com um sabor naturalmente doce. Um estudo descobriu que os antioxidantes nas uvas estimulam os vasos sanguíneos a relaxar e trabalhar com mais eficiência. Além disso, as uvas reduzem as moléculas inflamatórias e outras no sangue que podem tornar o sangue pegajoso, o que pode atrapalhar a circulação.
Cúrcuma
O tempero amarelo dourado é conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias, graças em grande parte à curcumina, um composto encontrado na cúrcuma. Estudos sugerem que a curcumina pode aumentar a produção de óxido nítrico, o que pode ajudar a tornar seus vasos sanguíneos mais largos. Isso, por sua vez, torna mais fácil para o sangue fluir e chegar aos músculos e outros tecidos.
Espinafre
Alimentos ricos em nitrato, como espinafre, podem melhorar sua circulação. Esses compostos ajudam a aumentar os vasos sanguíneos e criam mais espaço para o sangue se mover. Além disso, um estudo descobriu que uma dieta rica em espinafre ajudou a manter as artérias flexíveis e ajudou a baixar a pressão arterial.
Frutas Cítricas
A vitamina C não é a única razão para tornar as frutas cítricas parte de sua dieta. Os antioxidantes encontrados na fruta podem ajudar a diminuir a inflamação, prevenir coágulos sanguíneos e melhorar a circulação sanguínea. E se você é fã de suco de laranja, está com sorte. Um estudo descobriu que beber regularmente suco de laranja reduz a pressão arterial.
Ser um Atleta
Novas pesquisas sugerem que atletas, especialmente aqueles que fazem eventos de resistência como maratonas, podem ter coágulos com mais frequência. Eles são mais propensos a ficarem desidratados ou feridos. Eles podem viajar para longe. Os sintomas da TVP são fáceis de confundir com problemas relacionados ao esporte. Ligue para o seu médico se notar inchaço, hematomas inesperados ou uma dor aguda no braço, perna ou especialmente no peito.
Cirurgia
O repouso na cama antes ou depois de qualquer tipo de cirurgia diminui o fluxo de sangue ao redor do corpo. Uma grande cirurgia envolvendo seu abdômen, pelve, quadris ou pernas aumenta o risco de TVP, pois grandes veias serão feridas durante a operação. Antes da cirurgia, converse com seu médico. Você pode precisar tomar um medicamento para afinar o sangue para ajudar a diminuir suas chances de um coágulo. Após a cirurgia, levante-se e mova-se assim que puder.
Doença inflamatória intestinal
Quando você tem Sindrome do Intestino Irritável (SII), doença de Crohn, colite ulcerativa ou outra doença intestinal, pode ter o dobro ou até o triplo do risco normal de coágulos sanguíneos. Pessoas com essas condições são mais propensas a ficarem desidratadas, ficarem em repouso na cama ou precisarem de cirurgia. A inflamação que causa doenças intestinais também pode estar ligada a coágulos sanguíneos.
Baixa Vitamina D
Pesquisadores em um pequeno estudo descobriram que os níveis de vitamina D de 82 pessoas que tiveram TVP sem causa conhecida eram menores do que as 85 pessoas que nunca tiveram TVP. Os adultos precisam de 2000 a 3000 UI da vitamina por dia. Você pode obtê-lo de salmão, atum, queijo e gema de ovo. Ou passe até 30 minutos ao sol duas vezes por semana. Você pode ter seu nível de vitamina D verificado com um exame de sangue.
Medicamentos com hormônios sexuais
As pílulas anticoncepcionais e a terapia de reposição hormonal (TRH) para a menopausa têm estrogênio, um hormônio feminino essencial que pode fazer o sangue coagular mais facilmente. A chance é pequena: apenas 1 em cada 1.000 mulheres que tomam pílulas anticoncepcionais a cada ano tem TVP. Mas as chances podem ser maiores se você usar um adesivo, que tem 60% mais estrogênio do que uma pílula, ou se você estiver em risco por outros motivos também. Homens que usam testosterona, um hormônio masculino, também são mais propensos a ter coágulos.
Câncer
Os tumores podem causar danos nos tecidos e liberar substâncias químicas que desencadeiam a coagulação. Os cânceres de cérebro, cólon, pulmão, rim, ovário, pâncreas e estômago têm as maiores taxas de TVP. Os coágulos são um efeito colateral comum de linfomas, leucemia e câncer de fígado. Alguns tipos de quimioterapia também aumentam a probabilidade de coágulos. Durante a quimioterapia, use meias de compressão e mantenha-se o mais ativo possível.
Estar acima do peso
Carregar peso extra, especialmente em torno do meio, coloca mais pressão nas veias da pélvis e das pernas, o que pode dobrar suas chances de TVP. Se o seu índice de massa corporal (IMC) for 25 ou mais e você também estiver tomando pílulas anticoncepcionais hormonais, algumas pesquisas sugerem que suas chances podem aumentar em até dez vezes. O exercício regular é sua melhor defesa contra um coágulo sanguíneo, além de poder ajudá-lo a perder peso.
Gravidez
Um bebê também exerce pressão extra sobre as veias da pélvis e das pernas. E você ainda está em risco por até 6 semanas após o parto. A TVP acontece em 2 em cada 1.000 gestações. As chances aumentam se você for obeso, tiver mais de 35 anos, estiver grávida de gêmeos, tiver histórico familiar de coágulos sanguíneos ou estiver em repouso na cama. Reduza suas chances mantendo-se ativa durante toda a gravidez.
Nascimento prematuro
Você nasceu antes de 37 semanas? Quanto mais prematuro for o seu nascimento, maior será o seu risco ao longo da vida, parece. Os cientistas ainda não sabem exatamente por que, porque há muitas possibilidades. Se você nasceu cedo, avise seu médico.
Fumar
Isso afeta a forma como o sangue coagula e flui pelo corpo. Qualquer quantidade de fumo, mesmo que ocasionalmente, danifica o coração e os vasos sanguíneos. Tenha cuidado extra para não fumar se você tomar pílulas anticoncepcionais: a combinação pode resultar em quase nove vezes as chances normais de TVP. Parar de fumar diminuirá o risco de coágulos, bem como uma série de outros problemas cardíacos.
Fique alerta no ar
Em um vôo longo, pule o álcool e as pílulas para dormir. Você precisa ficar acordado o suficiente para manter seus músculos em movimento para uma boa circulação sanguínea. Levante-se e caminhe a cada uma ou duas horas. Quando estiver sentado, mude de posição com frequência. Não cruze as pernas, pois isso pode enfraquecer o fluxo sanguíneo.
Preparação para viagem
Use roupas leves, folgadas e confortáveis. Evite qualquer coisa que possa restringir sua circulação. Beba muita água também. Pergunte ao seu médico se você precisa tomar algum medicamento extra – ou um medicamento diferente – durante sua viagem.
Mexa-se
Sempre que estiver preso em seu assento, tente mover regularmente os pés e os músculos da panturrilha. Por exemplo: Coloque os pés no chão. Levante os dedos dos pés no ar, mantendo os calcanhares no chão. Segure por 3 segundos. Em seguida, inverta – plante os dedos dos pés, levante os calcanhares e segure por 3 segundos.
Leve seus tornozelos para dar uma volta
Outro exercício fácil de fazer quando você está sentado, talvez em uma sala de espera ou no cinema? Levante o pé do chão e faça círculos no ar com os dedos dos pés. Vá por 15 segundos em uma direção e depois inverta. Faça a mesma coisa com o outro pé. Ou faça os dois pés ao mesmo tempo!
Programar pausas
Não passe o dia em sua mesa. Defina o lembrete em seu computador ou telefone por 1 a 2 horas. Quando ele se apagar, levante-se e caminhe por alguns minutos. Em seguida, reinicie o alarme. Você pode usar o cronômetro para lembrá-lo de esticar as pernas e os pés e movê-los enquanto se senta também.
Experimente as meias de compressão
Seu médico pode recomendá-los para ajudar a prevenir coágulos. As meias pressionam suavemente os pés e as pernas para melhorar o fluxo sanguíneo.
Se você não gosta de um par em particular, não desista. Fale com o seu médico primeiro. Uma marca diferente pode ajudar. Certifique-se de ter o tamanho certo e a quantidade certa de pressão. As meias de compressão podem ser mais confortáveis para você, então pergunte se essa é uma opção.
Faça exercícios
A atividade física regular é uma ótima maneira de evitar outro coágulo venoso profundo. Faz seu sangue se mover e evita o inchaço. E o exercício pode ajudá-lo a manter um peso saudável, o que também reduz o risco. Fazer exercícios também pode melhorar sua função pulmonar, o que é fundamental se você teve uma embolia pulmonar.
Verifique com seu médico antes de entrar em uma nova rotina. Muitas pessoas começam devagar com exercícios suaves como caminhar e nadar.
Pare de fumar
Se você acender, apague. Fumar restringe o fluxo sanguíneo e aumenta a probabilidade de coágulos. Converse com seu médico sobre maneiras de facilitar o abandono, como chicletes ou adesivos de nicotina ou medicamentos prescritos.
Aproveite o momento: use sua TVP como um alerta e uma oportunidade para fazer mudanças duradouras em seu estilo de vida.
Cuidado com o sangramento
Medicamentos para diluir o sangue podem ser essenciais após uma TVP, mas também podem fazer cortes e cortes sangrarem mais. Em vez de fazer a barba com uma lâmina, mude para um barbeador elétrico. Tenha cuidado ao usar cortadores de unhas, tesouras, facas e ferramentas afiadas. Além disso, use uma escova de dentes de cerdas macias e fio dental encerado, porque eles são menos propensos a ferir sua boca. Pergunte ao seu médico sobre o que mais você deve – e não deve – fazer.
Relaxar
A vida após a TVP pode ser estressante. Tente não se preocupar em ter outro coágulo de sangue. Muitas pessoas que sofrem de trombose venosa profunda não a desenvolvem novamente, especialmente se seguirem seu plano de tratamento. Seu risco também diminui com o tempo. Quanto mais tempo você ficar saudável, menores serão suas chances de ter outro.
Use atenção plena, respiração profunda ou outras formas de meditação para ajudá-lo a aliviar sua mente. Baixe um audiolivro em seu telefone ou tablet para aprender novas técnicas.
Fonte : Symptoms of a Blood Clot (English Edition)– Texto compilado e traduzido por Rama Shakti