PARA AUMENTAR A SEROTONINA

CHOCOLATE 2

A serotonina é um neurotransmissor que ajuda a equilibrar o humor e padrões de pensamento. Acredita-se que dá um impulso benéfico para a nossa regulação das emoções, sono, memória e aprendizagem dentre outros. Aqui estão algumas maneiras naturais de melhorar seus níveis diários de serotonina.

1) FAÇA ALGUMA ATIVIDADE FÍSICA

Tenha em mente que o estresse e o cortisol, um produto químico relacionado ao estresse, inibem a produção de serotonina, portanto faça caminhadas, ouça uma música, medite e procure relaxar. Respire profundamente, pratique um esporte e verá que terá mais contrôle sobre seus impulsos.
Dê um pouco mais de atenção à você mesmo. Você também pode optar por massagens, sauna, yoga, ir a um passeio e outras atividades que descontraiam.

2) VITAMINA D3

(10.000 UIs ao dia ajuda afastar doenças de pragas como cancêr, zica vírus, doenças auto-imúnes, desequilíbrios hormonais em geral, depressão, fadiga crônica, etc.).
A vitamina D influencia as principais funções biológicas vitais para a saúde e o bem-estar. Em muitos países o uso da vitamina D já é mandatório e não pode mais ser ignorada pela indústria de cuidados de saúde, nem por indivíduos que se esforçam para alcançar e manter um melhor bem estar de um modo geral. Esta vitamina estabiliza mais de 2700 funções em seu metabolismo. Ela é lipossolúvel obtida a partir do colesterol como precursor metabólico.
Na verdade ela é um hormônio seco esteróide o qual é a chave que abre pontos de ligação do genoma humano.
Existem Receptores Nucleares para a Vitamina D no cérebro. Ela está envolvida na biossíntese de fatores neurotróficos relacionados a hipertensão, depressão, como por exemplo a síntese de óxido nítrico sintetase e aumento nos níveis de glutationa, desempenhando um ponto crucial na prevensão de muitas enfermidades.

3) DO COMPLEXO B

Outras vitaminas são as do complexo B que também são particularmente úteis pois ajudam a redução dos sintomas depressivos, diminuindo o comportamento neural errático do cérebro. Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition mostrou que os sintomas de depressão foram significativamente aliviados por vitaminas B3, B6 e B12 porque são particularmente eficazes em melhorar o humor. Para este efeito de estabilidade, a ingestão regular deve ser em torno de 50 a 100 mg por dia de cada uma delas.

4) LUZ SOLAR

A luz solar provoca a liberação ou o desenvolvimento de muitos produtos químicos benéficos em nosso corpo. Comece o dia com 15 a 20 minutos de sol e observará uma acentuada melhora na sua calma e felicidade. A luz solar provoca a liberação e ativação de serotonina naturalmente.

5) INGESTÃO DE 5-HTP – SUPLEMENTO

Trata-se de um composto que se encontra fundamentalmente no cérebro.
O 5-HTP forma-se a partir do triptofano, um aminoácido natural presente em nossa dieta. O triptofano é um aminóacido essencial, o que significa que não pode ser fabricado pelo organismo e que deve ser obtido a partir dos alimentos, especialmente das proteínas.
No fígado e no cérebro, o 5-HTP transforma-se no neurotransmissor serotonina.
Ele trata eficazmente a ansiedade, a depressão, a fibromialgia, a insônia e hipertensão. Aconselha-se suplementar uma dosagem de 100 a 400 mg antes das principais refeições caso houver pouca ingestão de aminoácidos e proteínas. No prazo de 4 à 6 semanas você notará um efeito tangível.

6) MEDITAR

A meditação é uma obrigação para qualquer regime de saúde destinado a proporcionar mais equilíbrio físico e mental. Favorece o aumento da massa cinzenta, favorece a construção de novas conexões neurais (e são apenas alguns dos benefícios da meditação). Os Hindús e Tibetanos costumam praticar de 30 à 60 minutos de meditação diários com a finaldade de ajudar a melhorar seus níveis de serotonina, ampliar sua consciência, intuição e inteligência. Isto promove a boa circulação sanguínea, favorece a respiração e o contrôle interno, fazendo com que dominem a disciplina e serenidade.

Os efeitos da meditação podem ser sentidos imediatamente. Reserve um tempo no início ou no final do seu dia e medite nem que seja por um pequeno período de tempo (10 ou 15 minutos já farão alguma diferença). É essencial aprender a relaxar, já que isso proporciona um estado de repouso profundo. Além disso o relaxamento ajuda libertar as tensões musculares do dia-a-dia.

7) CACAU CRÚ MOÍDO

Os grãos de cacau são as sementes fermentadas da árvore de cacau, cujo nome em latim é Theobroma cacao , que significa ” alimento dos deuses “. Além de ser excelente antioxidante ele ajuda à regular os níveis de açúcar no sangue.
O Cacau crú em pó (não adoçado industrialmente) é um super alimento que além de seu alto índice de magnésio, cobre, ferro, ele ajuda aumentar o nível de serotonina no cérebro e por conseguinte, atua como um anti -depressivo natural, promovendo rapidamente uma sensação geral de bem-estar.
O Cacau crú moído (não adoçado pela indústria) estimula a secreção de endorfinas e uma série de antioxidantes que promovem bem estar, beleza e juventude conforme estudo realizado na Universidade do Michigan (UMIM).

Embora uma grande quantidade de produtos industrializados de chocolate, que estão à venda no mercado, sejam muito insalubres e de calorias densas, o cacau crú em pó e não adoçado é altamente nutritivo e pode proporcionar inúmeros benefícios para sua saúde.

8) CONSIDERAÇÕES

Apesar de todos os benefícios possíveis, o estudo da Unversidade do Michigan adverte que o cacau contém cafeína, o que pode ter efeitos negativos, tais como insônia em indivíduos mais sensíveis. Ele também contém oxalatos, e o aumento dos níveis de oxalato podem contribuir para a formação de pedras nos rins, portanto, se você tem tendência a pedras nos rins, cacau e chocolate não devem ser consumidos.

Embora através do sangue possa-se medir a serotonina, este procedimento dá muito pouca informação sobre o que realmente acontece no cérebro, uma vez que ambos os espaços, cérebro e o corpo, estão separados por uma barreira, uma espécie de fronteira muito seletiva que não permite a passagem de qualquer substância para o cérebro. Um grupo de substâncias que são proibidas de entrar na área é precisamente o grupo dos neurotransmissores da periferia, porque o cérebro faz os seus próprios e não permite que a concorrência de fora tenha algum efeito sobre certos sinais químicos específicos.

A serotonina é produzida a partir do triptofano, um aminoácido essencial presente em alimentos, tais como milho, bananas e legumes. Uma vez produzida, a serotonina desempenhará um importante papel cerebral, modulando a operação de outros neurônios, regulando o apetite por um freio chamado saciedade. Em caso de alimentação deficitária obtem-se resultados mais rápidos com suplementação.

Outras funções em que, direta ou indiretamente, a serotonina está envolvida são: regulação do desejo sexual, manutenção da vigília, contribuição na coordenação e produção de hormônios, como por exemplo, a melatonina.

RECEITA:

Pudim de chia com cacau crú em pó (2 porções)

Ingredientes

1 côco verde
½ xíc. de semente de chia
2 col. (sopa) de cacau crú em pó
1 col. (sopa) de melado
½ col. (chá) de canela em pó
Modo de preparo
Separe a água e a polpa do côco e bata juntas no liquidificador. Em um recipiente, misture todos os ingredientes. Leve à geladeira por cerca de 25 minutos. Depois que gelar, pique amêndoas, polvilhe e sirva.

Matéria selecionada, compilada e traduzida por Rama Shakti

Fontes da pesquisa:

Habits of a Happy Brain: Retrain Your Brain to Boost Your Serotonin de Loretta Graziano

5-HTP: The Natural Way to Overcome Depression, Obesity and Insomnia de Michael Murray

The Mood Cure de Julia Ross

Esta matéria não pretende diagnosticar, tratar ou curar nehuma doença. Seu propósito é unicamente de informação, educação e aprimoramento cultural. Se desejar mais informações escreva para ramashakti@gmail.com ou procure orientação de um profissional de saúde de sua confiança.

cocoa x

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s