BANANA E SEUS BENEFÍCIOS

As bananas são uma das frutas mais consumidas no mundo por boas razões. Alguns cientistas acreditam que a banana pode mesmo ter sido o primeiro fruto do mundo.
Hoje em dia, as bananas são cultivadas em pelo menos 107 países e estão em quarto lugar entre as culturas alimentares do mundo em valor monetário. Os americanos consomem mais bananas do que maçãs e laranjas combinadas. Você nunca vai olhar para uma banana da mesma forma novamente depois de descobrir os muitos benefícios de saúde e razões para adicioná-la diariamente à sua dieta. Bananas ajudam a combater a depressão, ajudam aumentar a inteligência, curar ressacas, aliviar a preguiça pela manhã, protegem contra o câncer renal, diabetes, osteoporose e cegueira e elas também podem curar a coceira de uma picada de mosquito borrachudo e pernilngo.

Bananas contêm uma boa quantidade de fibras, bem como de vários antioxidantes.

Uma banana média com 118 gramas contém normalmente:

Potássio : 9 % da Ingestão Diária Recomendada (IDR).
Vitamina B6 : 33 % da IDR.
A vitamina C : 11 % da IDR.
Magnésio : 8 % da IDR .
O cobre : 10 % da IDR .
Manganês : 14% da IDR .
Carboidratos líquidos : 24 gramas.
Fibra : 3,1 gramas.
Proteínas : 1,3 gramas.
Gorduras : 0,4 gramas.

Cada banana contém apenas cerca de 105 calorias e é composta quase exclusivamente de água e carboidratos. Bananas contêm muito pouca proteína e quase nenhuma gordura.

Os hidratos de carbono de  bananas verdes  consistem essencialmente de amido e amido resistente, mas conforme a banana amadurece, o amido se transforma em açúcar (glucose, frutose e sacarose ).

Dentro de seu conteúdo total de fibras, bananas também contêm ‘pectina’. Pectinas caracterizam um tipo exclusivo e ao mesmo tempo complicado de fibra. Alguns dos componentes das pectinas são solúveis em água , e outros não são. Conforme as bananas amadurecem, suas pectinas solúveis em água aumentam e este aumento é uma das principais razões pela qual sua textura torna-se mais suave à medida que amadurecem.

Da mesma forma são também de muita importância as pectinas não solúveis em água e ainda temos os Frutooligossacáridos digestivos (FOS ) da banana. FOS são carboidratos únicos contendo frutose que normalmente não são metabolizados por enzimas no nosso aparelho digestivo. Em vez disso, eles se movem ao longo do trato digestivo até que eles atinjam o nosso intestino grosso e sejam ali metabolizados pelas bactérias. Este processo ajuda a manter o equilíbrio das bactérias “amigáveis” (por exemplo as Bifidobactérias) no nosso intestino grosso, e como consequência, eles também apoiam a nossa saúde global digestiva.

Em um estudo envolvendo participantes do sexo feminino, comer duas bananas por dia durante dois meses levaram a aumentos significativos das Bifidobactéria. Junto com estes níveis aumentados de Bifidobactéria, os participantes também tiveram menos problemas gastrointestinais e muito mais função intestinal normal quando comparadas com outras mulheres que beberam apenas uma bebida com sabor de bananas que não continha qualquer teor de banana real.

Desde o desenvolvimento de refrigeração e transporte rápidos no século 20, as bananas tornaram-se amplamente disponíveis. Hoje, as bananas crescem na maioria das regiões tropicais e subtropicais tendo como principais produtores comerciais países como a Costa Rica, México, Equador e Brasil.

•Ajudam a prevenir o cancêr

Quanto mais madura melhor a banana.
Pesquisadores japoneses provaram que bananas maduras ajudam a combater o câncer.  As manchas escuras nas bananas amarelas maduras produzem uma substância chamada ‘Fator de Necrose Tumoral (TNF)’ que destrói tumores cancerígenos.

Conforme a banana amadurece, seus níveis de antioxidantes aumentam, favorecendo seu sistema imunológico a aumentar os glóbulos brancos.

Na verdade, bananas maduras são oito vezes mais eficazes que suas irmãs mais jovens, as verdes, quando se trata de elevar o potencial de combate ao cancêr.

•Baixam a pressão arterial

Se você sofre de pressão arterial elevada, bananas podem ser a sua fruta ideal, ajudando a baixar a pressão. Estudos realizados comprovaram que apenas duas bananas por dia  podem baixar a pressão.

•Teor de açúcar

A coisa boa é que a banana é doce, e contêm apenas açúcar natural, o que é uma ótima opção para os amantes de doces. Seus nutrientes poderosos também têm tornado a banana um super alimento.

•Bananas ajudam a relaxar

Acredite ou não, a banana contém uma proteína que o corpo converte em serotonina para ajudar a relaxar e desestressar.

•Livre de gordura e colesterol

Bananas não contêm gordura ou colesterol. Bananas amassadas são um substituto ideal para a manteiga ao fazer bolachas e massas o que faz o alimento muito mais saudável.

•Grande fonte de potássio

As bananas contêm um elevado teor de potássio. O potássio ajuda o bom funcionamento dos músculos e dos nervos, bem como a manter um equilíbrio saudável de fluidos no corpo.

•Contém Vitaminas

Bananas também têm um elevado teor de vitaminas. A vitamina C , contida nas bananas por exemplo, ajuda o fortalecimento do sistema imunológico e ajuda também a absorção de outros nutrientes, tais como o ferro.
Também a vitamina B-6 presente nesta fruta ajuda o organismo a criar novas células. Uma banana contém 35 % do teor de vitamina B-6 exigido diariamente.

Bananas também contêm fibras e podem ajudar a diminuir a temperatura corporal em caso de febre. Ajudam a aliviar náuseas, são um antiácido natural e também fornecem cálcio (5 mg por cada 100 gramas).

Agrupadas em cachos, eles podem conter de 50 à 150 bananas e suas pencas à venda contém em média de 10 à 20 unidades.

Matéria selecionada, compilada e traduzida por Rama Shakti

Fonte: The International Journal of Food and Agricultural Economics


DOENÇAS AUTO-IMUNES RELACIONADAS À SINDROME DO INTESTINO IRRITÁVEL

image

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s