Doenças Auto-Imunes relacionadas à Sindrome do Intestino Irritável

 Intestino Irritável é uma condição de crescimento rápido com a qual milhões de pessoas estão lutando e nem sequer sabem disso. A julgar pelo nome, você pode pensar que esta síndrome do intestino irritável só afeta o sistema digestivo, mas, na realidade, pode provocar muitos outros problemas de saúde. “INTESTINO IRRITÁVEL” não é algo ensinado na escola de medicina, e isso significa que não há um diagnóstico relevante que possa ser feito. Às vezes, pode ser muito difícil descobrir as causas para os sintomas e assim em geral busca-se tratar a doença ignorando-se a verdadeira causa, simplesmente porque eles não sabem qual é a causa!
Mesmo não sendo um diagnóstico convencional, e normalmente não reconhecido por médicos convencionais, isso não significa que não seja uma coisa real. A teoria atual é que a síndrome do intestino permeável (também referido como “aumento da permeabilidade intestinal”) é o resultado de dano da mucosa intestinal. Obviamente isto faz com que haja mais dificuldade em descobrir e filtrar os nutrientes causadores no meio ambiente. Consequentemente, alguns resíduos que não seriam absorvidos normalmente, proteínas e gorduras incompletamente digeridas, juntamente com bactérias e suas toxinas começam a “vazar” fora do intestino e para a corrente sanguínea. Esta fuga desencadeia uma reação auto-imune, o que leva a problemas gastrointestinais (mencionados antes), bem como as erupções cutâneas, dores articulares, e comprometimento de sua autoimunidade.

Segundo pesquisas, o intestino irritável poderia ser a causa de suas alergias alimentares, baixa energia, dores nas articulações, doenças da tireóide, doenças auto-imunes e metabolismo lento.
Neste artigo vou descrever especificamente como você pode curar a síndrome do intestino irritável e melhorar os problemas de saúde que você está passando.

O que é Síndrome do Intestino Irritável (ou intestino poroso) ?

Pense no forro de seu trato digestivo como uma ‘rede’ com buracos extremamente pequenos que só permitem que substâncias específicas passem. Seu revestimento intestinal (rede de buraquinhos) funciona como uma barreira separando as partículas maiores, que podem danificar o sistema.

FIGURA 1 trad

Quando alguém tem intestino irritável (muitas vezes referido como aumento da permeabilidade intestinal) a “rede” em seu aparelho digestivo se danifica, o que provoca buracos ainda maiores em sua rede, então aquilo que normalmente não podia passar, está agora passando.
Algumas das coisas que podem estar passando podem incluir proteínas como GLUTEN, más bactérias e partículas de alimentos não digeridos. Resíduos tóxicos também podem vazar da sua parede intestinal em sua corrente sanguínea como o  Glutamato Monosódico e o Metanol formado pelos açucares sintéticos causando uma reação imunológica. Resíduos tóxicos são partículas do alimento fermentado e não completamente digerido contendo bactérias prejudiciais à saúde como é o caso das bacterias intracelulares. (Veja a matéria PARASITAS em outro link deste blog).

 

FIGURA 2 TradSintomas do Intestino Irritável e Progressão
Isto levará à inflamação em seu sistema causando sintomas, tais como:
Inchaço abdominal
• Sensibilidade alimentar
• Funcionamento da tireóide
Fadiga (incluindo falhas de memorização)
• Dores nas articulações
• Dores de cabeça
Questões de pele irritada e acne
• Problemas digestivos como:  excesso de arrôtos, sensação de bola na garganta
Ganho de peso

FIGURA 3 trad

Um dos maiores sinais de alerta que você possa estar com buracos em sua rêde (Síndrome do Intestino Irritável) pode ser que você esteja experimentando sensibilidade à certos alimentos. Muitos arrotos são fortes sinais de presença de bactérias no trato digestivo assim como inchaço no abdómen.

Parcialmente digeridas, as proteína e as gorduras podem infiltrar-se através de seu revestimento intestinal caminhando por sua corrente sanguínea o que causará uma resposta alérgica.
Esta resposta alérgica não significa que você vai ter uma reação em todo o corpo, mas pode levar a um dos sintomas mencionados acima. E, se for deixado sem tratar pode levar à problemas de saúde mais graves, como a doença inflamatória do intestino, síndrome do intestino irritável, artrite, eczema, grande quantidade de acnes, psoríase, depressão, ansiedade, dores de cabeça de enxaqueca, dor muscular e fadiga crónica.
De acôrdo com o ‘Journal of Diabetes’ há um forte corpo de evidências que apontam para intestino irritável como uma das principais causas de doenças auto-imunes, incluindo Esclerose Múltipla e Diabete Tipo 1.

 

“”Outro problema com o intestino irritável é que ele pode causar má absorção de minerais e nutrientes vitais, incluindo zinco, ferro e vitamina B12.”” (fica fraco)

O que provoca a permeabilidade intestinal?

Há 4 principais causas de intestino irritável, que incluem:

• – dieta pobre
• – estresse crônico
• – sobrecarga de toxinas
• – desequilíbrio bacteriano

Estamos a ponto de abordar alguns tópicos nutricionais com mais profundidade agora. Leia com atenção, e em algumas seções vou descrever os 5 principais Alimentos e suplementos para curar o seu intestino irritável …
Os componentes mais comuns de alimentos que podem danificar o revestimento intestinal são as proteínas encontradas em grãos não germinados, açúcar, GMO (grão modificados geneticamente) e laticínios convencionais.

O problema com grãos não germinados é que eles contêm grandes quantidades de bloqueadores de nutrientes chamado de ‘fitatos e lectinas’ bem como ‘enzimas inibidoras’. As lectinas são proteínas que se ligam à carboidratos (açucares) e funcionam como um sistema de defesa natural das plantas protegendo-as de invasores externos, como mofo e parasitas.
O ácido fítico ou fitato pode ligar-se aos minerais tais como cálcio, magnésio, ferro e zinco e enviá-los para fora do intestino, inibindo a abilidade de absorção do organismo. As enzimas inibidoras presentes no grão podem neutralizar nossas próprias enzimas também, o que representa um grande desafio para nosso sistema digestivo. Sensibilidade, intolerância, alergias são o que podem resultar.
O grão não foi sempre tratado desta forma. Antes das técnicas modernas de plantio o grão era colocado no campo por algum tempo e começava germinar até que o fazendeiro o coletasse e o armazenasse.

Veja foto de grão de bico germinado

 

grao germinado

Isto é uma má notícia para o seu corpo pois seu forro digestivo é coberto com células contendo açúcares que ajudam a quebrar o seu alimento. As lectinas ao gravitar nesta área digestiva da rede intestinal causam inflamação.

As lectinas reagem com estes açucares.

FIGURA 4 trad

Lectinas e alimentos que causam Irritação Intestinal

As lectinas são encontradas em muitos alimentos, e não apenas em grãos, e consumido em pequenas quantidades o seu corpo vai fazer bom proveito deles. Mas os alimentos que têm grandes quantidades de lectinas como o trigo, o arroz, trigo espelta, e soja são mais problemáticos.

Germinação e fermentação de grãos reduz fitatos e lectinas, e faz com que estes grãos fiquem mais fáceis de digerir.

GMO e alimentos hibridizadas tendem a ter as mais altas porcentagens de lectinas, uma vez que foram modificados para combater insetos (o que eles dizem).

Além disso, cereais que contêm glúten irão danificar o seu revestimento intestinal causando intestino irritável. Então, enquanto você está trabalhando para curar o seu sistema fique longe de todos os grãos especialmente aqueles que contêm “glúten”, como o trigo. Uma vez que seu intestino esteja saudável você poderá adicionar de volta os grãos fermentados e germinados para comer de vez em quando.

Leite de vaca convencional é outro alimento que pode causar intestino irritável. O componente de laticínios que irá prejudicar o seu intestino é a proteína caseína A1. Além disso, o processo de pasteurização destrói as enzimas vitais que fazem os açúcares como a lactose muito difícil de digerir. Por esta razão, eu só recomendo a compra de produtos lácteos que sejam crus e de vacas A2, cabra, de ovelha, ou búfalo.

O açúcar é outra substância que vai causar estragos no seu sistema digestivo. O açúcar irá alimentar o crescimento de levedura, candida, e más bactérias que irão prejudicar ainda mais seu intestino. As más bactérias realmente criam toxinas chamadas exotoxinas que danificam as células saudáveis e podem abrir um buraco em sua parede intestinal.
________________________________________
Outros fatores que causam a Irritação Intestinal

O estresse crônico enfraquece o sistema imunológico ao longo do tempo, que mutila a sua capacidade de lutar contra os invasores estrangeiros como bactérias ruins e vírus que levam à ter inflamação e intestino solto. Para reduzir o estresse é recomendável ter mais sono, divertimento programação em sua semana, descansar um dia por semana, meditar e sair com pessoas edificantes e positivas.

Toxinas: Entramos em contato com mais de 80.000 produtos químicos e toxinas a cada ano, mas os piores criminosos para causar intestino solto incluem antibióticos, pesticidas, água da torneira, aspirina e anti-inflamatórios não esteróides. Recomenda-se comprar um filtro de água de alta qualidade para eliminar o cloro e flúor e consumir vegetais naturais que reduzam a inflamação em seu corpo.

Disbiose: Finalmente, uma das principais causas de intestino solto é uma condição chamada disbiose, que significa um desequilíbrio entre as espécies benéficas e prejudiciais de bactérias no seu intestino. Para muitos, esse desequilíbrio pode começar no nascimento por causa de uma cezariana ou porque a mãe não tinha um intestino saudável. O uso excessivo de antibióticos sem receita médica, a água da torneira com cloro e flúor, e da falta de alimentos ricos em probióticos contribuem para este desequilíbrio entre bactérias boas e más.
______________________

Intestino Irritável e o Cérebro

Outro assunto que quero discutir rapidamente é como intestino solto pode afetar o cérebro. Se você já viu uma criança com autismo experimentar uma mudança de humor, isso pode ser causado por permeabilidade intestinal. Dietas livres de Glúten e caseína mostraram ser eficazes para muitas crianças com autismo, porque estas proteínas podem vazar através do intestino e, em seguida, recircular e agir sobre o cérebro de forma semelhante a uma droga opióide.

É também por isso que o intestino irritável tem sido associado à outros distúrbios psicológicos, como ansiedade, depressão e transtorno bipolar. Assim, em muitos casos, se você pode curar o intestino pode curar o cérebro.

O Plano de 4 passos para curar o intestino Irritável

A boa notícia é que há uma solução para a cura do intestino Irritável. Existe um processo de quatro passos, que inclui:

1. remover alimentos e fatores que prejudicam o intestino
2. Substitua por alimentos saudáveis
3. REPARAR com suplementos específicos
4. REEQUILIBRAR com probióticos

Aqui está o protocólo que tenho usado com meus pacientes ao longo dos anos que ajudou-os a ver resultados incríveis.
Lembre-se, os alimentos mais indicados para remover essa causa de intestino irritável são o açúcar, grãos, carne convencional, leite convencional e alimentos geneticamente modificados. As exposições tóxicas piores e que devem ser eliminadas são água da torneira, pesticidas, AINEs e antibióticos, mas lembre-se de sempre consultar com seu médico.

Dieta do Intestino Irritável e 5 alimentos que curam

# 1 – Alimentos que contenham colágeno (Caldos) – Caldo de folhas verdes e outros vegetais verdes são conhecidos por seu alto teor nutritivo. Em Vegetais verdes escuros foram encontrados agentes que ajudam na produção de colágeno. Alguns exemplos dos vegetais que você pode desfrutar são espinafre, aspargos e couve. Não só eles ajudam na produção de colágeno, mas eles também ajudam o corpo a usar esta proteína de forma mais eficaz. Os aminoácidos prolina e glicina podem ajudar a curar suas paredes celulares danificadas.

# 2 – leite não Pasteurizado (da fazenda) – contém probióticos e AGCC que podem ajudar a curar o intestino. Kefir pasteurizado, iogurte, Amasai, manteiga e queijo cottage crus são alguns dos melhores.

# 3 – vegetais fermentados – contêm ácidos orgânicos que equilíbram o PH intestinal e probióticos para apoiar o intestino. Sauerkraut, Kimchi e Bebidas fermentadas são excelentes fontes.

# 4 – produtos de côco – todos os produtos de côco são especialmente bons para o seu intestino. Gorduras de côco são mais fáceis de digerir do que outras gorduras de modo a favorecer o intestino irritável. Além disso, kefir de côco contém probióticos que suportam o seu sistema digestivo.

# 5 – As sementes germinadas – sementes de chia, linhaça e sementes de cânhamo que foram germinados são ótimas fontes de fibras que podem ajudar a suportar o crescimento de bactérias benéficas. Mas se você tem intestino Irritável grave, é melhor começar a obter a sua fibra de frutas e legumes cozidos no vapor.
Além disso, o consumo de alimentos que têm anti-inflamatórios como gorduras Omega-3 são benéficos, tais como peixes e salmão.

5 mais eficazes Suplementos para Cura do Intestino Irritável:

Existem muitos suplementos que suportam a sua saúde digestiva mas acredito que os mais benéficos são: L-Glutamina, probióticos, enzimas digestivas, suco de Aloe Vera, quercetina, NAG (é um amino açúcar) e raiz de alcaçuz.

Nº 1 Probióticos são o suplemento mais importante a tomar, pois ajudam a repôr as bactérias boas e expulsam as bactérias ruins. Eu recomendo ter probióticos em ambas as formas tanto de alimentos como de suplementos. Eu vejo as pessoas o tempo todo só seguirem parte do protocolo na cura de seu intestino, removendo os irritantes prejudiciais. Mas a parte que muitas vezes deixam de fora é re-inoculação de seu intestino com bactérias benéficas que irão manter as bactérias ruins em baixa.
Então carregar tanto com os alimentos ricos em probióticos e ter pelo menos 50 bilhões de unidades de probióticos diariamente à partir de uma marca de probióticos alta qualidade.

Nº 2 enzimas digestivas (uma ou duas cápsulas no início de cada refeição) ajudam à garantir que os alimentos sejam totalmente digeridos, diminuindo a chance de que partículas de alimentos parcialmente digeridos e proteínas danifiquem sua parede intestinal.

Nº 3 L-Glutamina é fundamental para qualquer programa concebido para curar intestino Irritável. A glutamina é um aminoácido essencial que é anti-inflamatório e necessário para o crescimento e reparação do seu revestimento intestinal. L-glutamina atua como um protetor e faz cobertura nas suas paredes celulares, agindo como um repelente a substâncias irritantes. Tome 2-5 gramas 2x por dia.

Nº 4 raiz de alcaçuz (DGL) (ou raíz de Licorice) é uma erva adaptogênica que ajuda no equilíbrio dos níveis de cortisol e melhora a produção de ácido no estômago. DGL suporta os processos naturais do corpo para manter a integridade da mucosa do estômago e do duodeno. Esta erva é especialmente benéfica se o intestino permeável está sendo causado por estresse emocional. Tome 2x 500mg por dia.

Nº 5 quercetina também é requisitado para melhorar a função da barreira intestinal, selando o intestino porque permite a criação de proteínas de junções apertadas. E também estabiliza mastócitos e reduz a libertação de histamina, que é comum em intolerância alimentar. Novos estudos também têm demonstrado a sua eficácia na cura de colite ulcerativa. Tome 3x 500mg dia com as refeições.

Se você pode seguir o protocólo acima você está bem em seu caminho para a cura de seu intestino! para seu bem!

°•°•°•°•°•°•

Consultas agendadas via Skype escreva para:    ramashakti@gmail.com

°•°•°•°•°•°•

Matéria selecionada, compilada e traduzida por Rama Shakti

°•°•°•°•°•°•

referências:
Kiefer D, Ali-Akbarian L (2004). “Uma breve revisão baseada em evidências de duas doenças gastrointestinais: do intestino irritável e síndromes intestino gotejante”. Terapia Alternativa Saúde Medicine 10 (3): 22-30.
Pike, M. G .; Liços, R. J .; Boulton, P .; Turner, M. W .; Atherton, D. J. (1986). “O aumento da permeabilidade intestinal em Eczema atópico”. Journal of Investigative Dermatology 86 (2): 101-104.
Humbert, P .; Bidé, A .; Treffel, P .; Drobacheff, C .; Agache, P. (1991). “Permeabilidade intestinal em pacientes com psoríase”. Jornal da ciência dermatológica 2 (4): 324-326.
Vaarala O, Atkinson MA, Neu J (2008) “a” tempestade perfeita “para o diabetes tipo 1 A complexa interação entre microbiota intestinal, Gut permeabilidade, e das mucosas Immunity”, Diabetes Journal, (57) 10 (2555-2562).
Z Liu, N Li, J Neu (2005) ‘junções apertadas, intestinos de evacuação, e doenças pediátricas, Acta Paediatrica, 94 (4), pp. 386-393.
Maes M, Leunis JC (2008) “A normalização do intestino solto na síndrome da fadiga crônica (SFC) é acompanhada por uma melhora clínica: efeitos da idade, duração da doença e a translocação de LPS de bactérias gram-negativas”, Journal of Neuro Endocrinology , 29 (6), pp. 902-10.
Visser, J. (2010). Junções apertadas, Intestinal Permiability e Autoimunidade doença celíaca e Tipo 1 Paradigmas diabetes. PubMed.

°•°•°•°•°

A verdade sobre Autismo, Alzheimer

De onde vem a Vitamina D

*  Esta materia não tem como objetivo  diagnosticar, tratar, curar ou prevenir doenças, mas proporcionar ao leitor uma informação mais ilustrativa e informativa. Em caso de gravidez, amamentação ou estiver tomando alguma medicação, consulte seu médico para saber se deve usar algum destes produtos.

Anúncios

130 opiniões sobre “Doenças Auto-Imunes relacionadas à Sindrome do Intestino Irritável”

  1. Gostaria de saber se tudo que foi dito ate aqui…poderia ajudar na candidiase intestinal….ou melhor curar

  2. Muito obrigada pelas informações! Estou trocando minha alimentação aos poucos… primeira coisa que retirei foi o pão e agora como tapioca sempre. Como faço para preparar alimentos com grãos germinados? Cânhamo é um tipo de maconha né? Faço o uso dessa droga para aumentar o apetite e aliviar o estresse, é muito bom mas dá muito sono…

  3. rama shakti disse:

    Olá Rogerio, voce vai obter beneficio certamente eliminando todos esses produtos mencionados aqui como irritadores do organismo. Isso ajuda baixar o numero de bactérias. Mas para eliminá-la ingira bem menos açucar e bem menos leite pois estes deixam o sangue muito ácido e a bactéria gosta de meio ácido.Procure saber como está a taxa de sua vitamina D.

  4. rama shakti disse:

    Voce pode tomar coalhada que tem bastante probioticos, kefir, rejuvelac. Coma bastante coco que vai favorecer toda flora intestinal.

  5. rama shakti disse:

    Grão germinado voce prepara assim: (vou falar do feijão pois é o mais comum, mas voce pode fazer com lentilhas, ervilhas e grão de bico desde que não estejam partidos. Tem que ser grão inteiro). Voce coloca uma toalha (pano de prato) no fundo de uma bacia e coloca 5 copos de agua para umedecer bem. Coloque a quantia de feijão lavado sobre a toalha e aperte o feijão dentro da toalha. Se você for cozinhar uma quantidade grande então em vez de apertar coloque por cima uma outra toalha umedecida com uns 2 copos de agua. Escorrer a água que não foi absorvida. Pegue a bacia e coloque dentro de um armario por uns 4 dias (não acrescentar mais água), voce vai ver que os grãos vão abrir com um broto bem pequeno. Assim que abrirem os grãos você pode cozinhar. Tem alguns grãos que levam só 3 dias. Eu costumo preparar a bacia com feijões no domingo e cozinho na quarta. Se a quantia for maior coloque em 2 bacias mas tem que cobrir com a toalha e por dentro do armario escuro (não é na geladeira se não, não germina).

  6. Bianca Joia disse:

    Olá, meu nome é Bianca e há pouco mais de um ano desenvolvi dificuldade em digerir e intolerância a certos alimentos. Já fui diagnosticada com a SI e SII, mas mesmo evitando produtos lácteos continuo desenvolvento sintomas de intolerância quando consumo outros alimentos. Gostaria de uma recomendação de médico/clínica em São Paulo que segue essa linha de tratamento descrita na matéria acima.

    Desde já agradeço,

    Bianca.

  7. Sofro da Síndrome do Intestino Irritável, porém de fundo emocional! Sinto que está se agravando, pois não tenho tido muitas sessões de diarreia, como era de costume, agora sofro de constipação e prisão de ventre, com muito inchaço abdominal, azias. Já fiz uso de probióticos, porém me causa muita cólicas intestinais com diarreias Quais desses suplementos seriam mais indicados? No caso das enzimas digestivas, consigo compra-las facilmente? Quanto a raíz raiz de alcaçuz (DGL) como tomo? Onde compro?

  8. fabianecollis disse:

    Eu sofro desse problema tem algum medico em são Paulo – Brasil que trate deisso aonde consigo semente de canhamo l glutamina e raiz de alcaçuz
    Tem alguem que eu possa ir para ne indicar uma alimentação correta pois tenho anemia profunda tbm e estou com uma fístula reto anal me ajudem por favor

  9. Elka fany chehebar disse:

    Parabéns q aula de informações e atualizações

  10. Adorei. Não encontro um médico q receite essas bênçãos. Não passm sequer um prolive uma enzima digestiva. Já fui pra mais de dez gastroenterologista e nada. Como tomar enzimas sem os médicos receitarem? Eu penso assim mesmo como essa reportagem.

  11. Excelente, apenas quero dizer que cada vez mais os nossos alimentos são productos artificias, daí cada vez mais haver estes problemas em nossos organismos.

  12. Célia Maria disse:

    Se eu não tiver intestino solto, mas tenho a maioria dos outros sintomas e doenças, eu posso ter SII?
    Aproveito para parabenizá-los pelo artigo, muito bom!

  13. Luciana Rodrigues disse:

    Reportagem maravilhosa! Médico nenhum dá essas informações e os nutricionistas no máximo falam de probiótico. Parabéns!

  14. Quando como macarrao alem da dor de barriga dores abdominais e forte.

  15. Leda Child disse:

    A gente fica mesmo sem saber. Quando lemos sobre os sintomas e/ou doencas que andam juntas com a fibromialgia eh citado tudo o que voce descreve como doencas causadas pela SCI. Entao eu me pergunto, e nao estou sendo sarcastica, nao me entanda mal, o que veio primeiro, o ovo ou a galinha? Eu tenho os dois… a sindrome do colon irritavel apareceu junto com a ansiedade. Anos depois a fibro e todos os outros sintomas (dores pelo corpo, falta de memoria, concetracal ruim, etc, etc) … e tudo esta ligado?

  16. Olá, gostaria de saber quem é o medico que escreveu este post e em que cidade atende, se for de SP gostaria de agendar uma consulta.
    Obrigada!

  17. Gostaria do contato do medico que publicou este post por favor!🙏💐

  18. Olá.
    Muito bom, já tento cortar a lactose a muito tempo minha vida, mas sempre escorrego.

    Gostaria de saber quais alimentos são ricos em probiotico.

    Obrigada

  19. gratidão pela matéria , muito esclarecedora.

  20. Lucilaine disse:

    Amei esta matéria, mas gostaria de saber se o leite sem lactose que encontramos no supermercado é recomendado, encontro leite sem lactose integral e semi desnatado, o integral é mais saboroso, entre ele e o da fazenda (puro não pasteurizado), qual é o melhor? O colágeno que encontro em cápsulas pode substituir o caldo verde? Este não me apetece.

  21. Excelente artigo.
    Obrigada

  22. Maria Inês Cabrini disse:

    Poderia me indicar onde comprar as substâncias mencionadas ? Maria Inês

  23. Regina Garbellini disse:

    Olá, os suplementos que vc descreve, onde posso encontrá-los? É preciso receita? obrigada

  24. Muito interessante e esclarecedor

  25. Josana Ferreira Bassi de Moura disse:

    Vamos ver se eu entendi: Yacult como probiótico, coco pra recuperar a parede do intestino, caldos com verduras verde-escuras (e o que mais?). Onde comprar os suplementos? É preciso receita?

  26. Dónde puedo encontrar la inf. En español?

  27. Rosangela disse:

    Isso tudo se aplica ao intestino preso? sofro drasticamente com isso e até agora nada do que fiz contribuiu para a solução.

  28. Ivani Martins disse:

    Gostei muito do texto. Tenho dermatite e sou muito alérgica, inclusive ao leite. Sofro com coceiras intensas. Será q tenho intestino irritável??

  29. manuela silva disse:

    Obrigado pelas informaçoes .
    Tenho um neto com 13 anos que desde os 13 meses lhe foi detetada doença celiaca fez dieta rigorosa sem a gluten até há 6 meses entretanto os medicos da consulta do H.S. Maria aconselharam a retirar adieta e passar a introduzir o gluten o rapaz esta a adorar mas eu penso que nao tera sido boa a ezperiencia pois ele estava tao conformado e agora se tiver que voltar a dieta vai ser dificil sera que os medicos precisam destas experiencias para estudo? Penso que nao é justo mas eu sou só avô obrigado pelas boas dicas em relaçao a preparaçao dos alimentos
    Manuela

  30. amei, esse artigo, esclareceu bastastante. Muito obrigada

  31. Adorei as dicas vou fazer.

  32. Excelente materia. Ajudou muito a esclarecer algumas coisas para mim.. Só um duvida, depois que eu remover os alimentos eu ja devo entrar direto na etapa de reparar ou devo esperar um tempo? E a ultima etapa? É depois de quanto tempo? Obrigada

  33. Cla B. P. disse:

    Nunca tinha lido uma reportagem tao bem escrita e bem descrita.
    Obrigada por sua contribuicao!

  34. Pessoal eu estou maravilhada… tamanha a minha admiração por vocês publicarem essa matéria mais que ESPECIAL q é de uma importância sem fim para mim.Encontrei a cura de que tanto sonhei!Foi muita luta..mas Valeuuuu!O meu MUITO OBRIGADO meus ANJOS enviados por JESUS!Forte abraço de uma amiga muito grata.

  35. Regina Célia Rocha disse:

    Muito bom o artigo.
    Onde encontrar raiz de alcaçuz?
    Obrigada!

  36. Rosemere de Ameixa Fehlberg disse:

    Muinto boa reportagem, acho que tenho esta sindrome.

  37. adorei sofro bastante com isso .

  38. Maria do socorro Nascimento disse:

    Meu marido luiz gonzaga p de souza tem problema serio no estomago fez tratamento com um gastro ficou bom mais se ele comer qq coisa como chocolate ou qq coisa q contenha tempero forte um exemplo tomate esses temperos fortes foram tirado do cardapio dele ele teve uma bactéria h pilore tomou antibiótico e varias outros remedios de vez em quando ele sentealgum desconforto o q devo tirar de vez do cardápio dele para sempre?

  39. Ana Beatriz Soares disse:

    Boa tarde,
    Gostaria de saber qual o especialista (que especialidade) poderei consultar para ser assistida e fazer alguns exames.
    Provavelmente terei este problema e preciso de confirmar. Obrigada

  40. Eliane Bartholomeu Gaspari disse:

    Olá! Tenho SII hereditário, meu pai e minha tia paterna tb.Tenho todos os sintomas desde obesidade, apesar de nao comer demasiado até depressao e falta de memória. Por favor me fale onde consigo comprar as enzimas digestivas, A L-glutamina, raiz de alcaçuz e a quercetina?
    Recentemente peguei dengue e meu intestino piorou muito. Já nao sei mais o que fazer!
    Obrigada
    Eliane BG

  41. Leiam. É muito interessante!!

  42. Luciane ursulino de sousa disse:

    Fico muito feliz por essas informações, tenho sofrido muito e não sabia o que fazer. Não consigo consumir nada com trigo ou leite, me sinto inchada e com o intestino irritável. Me enviem mais informações, orientações.

  43. Muito esclarecedor o artigo sobrd doencas relacionadas a sindrome do intestino irritavel

  44. E o flocão no cuscuz, faz bem. Leite de vaca A2, o que é?

  45. Me Ajudou muito, pois tenho vários problemas gástricos, diversos alimentos me causam mal estar, entre eles, o leite, feijão, farinhas em geral, e tenho intestino ressecado, o que me obriga fazer uso de laxantes regularmente.

  46. Silvia mugnaini disse:

    Boa tarde! Agradeço pela matéria muito esclarecedora! Gostaria de me consultar com um médico para fazer um tratamento adequado. sofro com a SII já há muito tempo. Já me consultei com especialistas, fiz diversos tratamentos mas nenhum resolveu meu problema. Por favor me informem o contato de um profissional com quem eu possa me consultar a fim de realizar um tratamento efetivo! Respondam por aqui mesmo ou me enviem pelo e-mail registrado. Será de grande importância P mim fazer um tratamento efetivo pois tenho a maioria dos sintomas acima e sinceramente estou cansada deste problema… Estou disposta a fazer o que for preciso para me curar. Obrigada!

  47. Carla patrícia disse:

    Tenho todos esses sintomas do intestino irritado além de ter o intestino muito preso muito interesante o reportagem e onde posso acha esses suplemento obrigada.

  48. Não tenho nem o que falar , esta reportagem para nos que temos retocolite é mais que otima isso é maravilhosoooooooooooo obg

  49. joice Almeida disse:

    Alguém sabe o nome de quem escreveu esse artigo

  50. Angelina Papini santos disse:

    Exelente esta reportagem, gostaria de receber sempre este tipo artigos.

  51. Rozália Sabóia disse:

    Tenho a SII, gostaria de saber onde encontros os produtos indicados na reportagem.

  52. Daniel Branco disse:

    Gostaria de saber quem é o médico que escreveu esta reportagem e onde é seu consultório ? Gostaria muito de fazer uma consulta ! Daniel.hathayoga@gmail.com

  53. ana maria ferreira barbosa disse:

    Pelo que entendi acho que estou tendo essas complicações. Como posso melhorar esses sintomas

  54. Gostaria de saber, qual médico devo procurar p me orientar melhor, se possível me indique um aq do rj. Obrigada.

  55. vera lucia ribeiro da silva disse:

    Vit. D resolveu o problema de nosso filho.

  56. tenho colite há mais de 20 anos, isso foi diagnosticado após um procedimento de colonoscopia, depois de algum tempo fiz novamente esse procedimento, desta vez com contraste, e o médico disse se tratar de síndrome do intestino irritável, passei por problema emocionais seríssimos o que acho eu ter sido grande responsável por esse mal terrível, mas agora vou cortar grande parte de açúcar e gluten e ver como meu organismo reage, quanto a sensação de bola na garganta tenho mas pensava ser por cauda do hipotireoidismo. agradeço a atenção muito obrigada.

  57. Eda Lima disse:

    Maravilhoso relatório.

  58. Rosângela Barros Nunes disse:

    Gostaria de obter os seguintes esclarecimentos/ informações:
    – por quanto tempo devo usar os suplementos?
    – o que você chama de Caldo de folhas verdes é caldo mesmo ou suco? Se for caldo como fazer?
    – soja texturizada, leite de soja industrializado, grão integral verde, arroz integral, pão integral e produtos à base de milho também contém muita lecitina? São totalmente contraindicados?
    – tapioca, mandioca, inhame batata doce são indicados ou não?
    Grata
    Rosângela

  59. Maria Clara disse:

    Gostaria de algumas indicações para compra de produtos tais como, querticina, raiz de alcaçuz etc.
    Muito interessante esta matéria.

  60. iolanda narcizo soares disse:

    Esclarecimentos completo pra um tratamento correto e cura..

  61. Tenho intolerância a lactose e sii, é indicado alguma dieta específica?
    Carne e ovos posso comer a vontade?

  62. monique souza disse:

    Sobre Candidiase, elimine Leite e Ovos e terá uma grande mudanca. Comigo foi 90%. Dps apenas consuma, 2 refeições cozidas. O Restante do dia apenas folhas, legumes e frutas crus. Fara uma desintoxicacao, que eu acho que deve levar para vida toda.
    Sobre o artigo, muito bom!! Porem discordo sobre a utilização do Leite. Muito dificilmente irá trazer mais beneficios do que maleficios para quem ja que encontra com problemas intestinais. É melhor consumir o probiotico em Jejum diretamente por sache ou outras fontes como Kefir de Agua.
    Tbm fale mais sobre o Gluten! Quem tem qq problema de alergia alimentar deve excluir o Gluten, e quem tem qq problema intestinal tbm! Suas molecula extremamente grande torna-se uma cola pegajosa que irrita e inflama aonde nao consegue ser digerida. Com seu processo de putrefacao, vira um composto Opiaceo. ( Pelo motivo que, Autistas,THDA, Asper, Toc, Depressao, Bipolares, esquizofrenicos, e outros transtornos nao devem consumi-lo). Parabéns pelo artigo.

  63. Como faço pra usar melhor os grãos germinados? São eles: chia, amaranto, gergilim, quinoa, linhaça? Destes, quais preciso necessariamente deixar na água pra tirar toxinas? Tenho usado para meu filho de 1a uma farinha q eu mesma preparo com todos esses grãos (e mais far de banana verde) misturando aos alimentos. Mas ouvir das toxinas e estou com medo. Meu pequeno é celiaco.

  64. Regina Baptista disse:

    Gostaria muito do contato desse medico

  65. Excelente matéria.

  66. rama shakti disse:

    Sou ‘nutritional advisor’, formada em Ahmedabad – India com ênfase e aplicação do sistema ayurvédico de tratamento, o qual é estruturado em padrões naturais de alimentação de acordo com o dosha, ervas, raízes, chás, banhos, jejuns, técnicas respiratórias, exercícios, horário de sono, luz solar e todos os recursos naturais e milenarmente conhecidos para promoção a elevação da consciência humana bem como de sua saúde. Diz assim o antigo ditado: “Homem, conheça-te a ti mesmo! ” e para que este ‘saber’ de si mesmo desabroche, precisamos primeiramente saber como sustentar adequadamente o corpo físico (sem envenená-lo com substâncias artificiais) dando-lhe o que ele precisa. O primeiro passo é fundamental ligado à sua forma de alimentação. ‘Que nutrientes você está dando para seu corpo? que qualidade de ar está respirando? Está vivendo próximos à antenas de radiação molecular? Consome açucar sintético (presente em refrigerantes, achocolatados), consome enlatados? Está dando a carga mínima necessária de vitaminas, minerais, lipídios, aminoácidos ao seu corpo diariamente? faz uso de glúten? etc.’ Caso você queira alguma orientação nesse aspecto escreva para ramashakti@gmail.com

  67. Sou portadora da Doença de Crohn mas aprendi a conviver com essa doença, o que mais me incomoda são as dores articulares, ansiedade.O que vc me diz do germe de trigo germinado?

  68. rama shakti disse:

    Regina, escreva para meu email ramashakti@gmail.com dando mais informações de seu caso. Obrigada

  69. rama shakti disse:

    Cida, escreva para meu email ramashakti@gmail.com dando mais informações de sua patologia. Os grãos germinados são os melhores para consumo humano. Após 24 horas de molho na água, a semente do trigo já demonstra seu germe. A planta, em seu estágio inicial (broto), concentra mais vitaminas e sais minerais.

  70. rama shakti disse:

    Escreva para ramashakti@gmail.com se puder fale mais de seu caso. Obrigada

  71. rama shakti disse:

    Todos os grãos precisam de água para germinar e tirar as toxinas. O glúten está presente nos produtos, farinhas e derivados dos seguintes cereais: trigo, cevada, triticale, kamut, centeio (da tribo Triticeae, subfamília Pooideae) e na aveia (tribo Aveneae, subfamília Pooideae). Leia os rótulos de farinhas prontas. Costume dar a seu filho um pouco de chá de hortelã, não adoce com açucar branco (utilise mel, ou demerara não muito). Seu filho chupa chupeta? Chupetas não são favoráveis. Caso queira mais informação escreva para ramashakti@gmail

  72. rama shakti disse:

    SII em geral está mais conectada aos grãos como Glutén, cevada, aveia, etc. mas existem alguns casos que o fator de irritação se agrava com o leite, ovos ou carne. Depende de cada pessoa. Aconselharia que você eliminasse um de cada vez (não coma) por 2 semanas e veja se você se sentirá melhor. Se houver alguma mudança positiva você deve parar de consumir. Carnes geralmente trazem os hormônios do animal para seu organismo, o que pode agravar seu estado. Consuma mais alimentos vivos crus, como frutas, legumes e verduras. Vale a pena ler esta matéria https://greateacher.wordpress.com/multipla-esclerose-e-intoxicacao/

  73. rama shakti disse:

    se quiser pode escrever para ramashakti@gmail.com falando mais detalhes de seu quadro

  74. rama shakti disse:

    Eu não tenho contato no momento no Rio. Se você quiser mais esclarecimentos nutricionais relativos ao assunto podemos marcar uma conversa pela internet. Escreva-me ramashakti@gmail.com

  75. rama shakti disse:

    Elimine Glutén, faça o teste do leite (fique sem tomar umas 2 semanas) se houver melhoras, não consuma leite, principalmente em caixinha. Leia esta matéria que é muito importante https://greateacher.wordpress.com/multipla-esclerose-e-intoxicacao/

  76. rama shakti disse:

    Você encontra em boas lojas de suplemento ou até mesmo em farmácias e pela internet também. Nem sempre você acha tudo em um mesmo lugar. Para comprar pela internet você precisa de cartão de crédito na maioria das lojas virtuais.

  77. rama shakti disse:

    Obrigada Angelina. Talvéz você também goste deste artigo https://greateacher.wordpress.com/multipla-esclerose-e-intoxicacao/

  78. rama shakti disse:

  79. rama shakti disse:

    mande um email para ramashakti@gmail.com obrigada

  80. rama shakti disse:

    Poderia escrever-me ramashakti@gmail. Há quanto tempo tem estes sintomas? e que tratamentos você realizou? Grata

  81. rama shakti disse:

    se quiser mais algumas dicas para seu intestino ressecado escreva para ramashakti@gmail.com Leia também a matéria de hoje https://greateacher.wordpress.com/multipla-esclerose-e-intoxicacao/

  82. rama shakti disse:

    Muito obrigada Norma leia também esta importante informação https://greateacher.wordpress.com/multipla-esclerose-e-intoxicacao/

  83. rama shakti disse:

    escreva para ramashakti@gmail.com fale dos outros tratamentos que você já fez Obrigada leia também este assunto muito importante https://greateacher.wordpress.com/multipla-esclerose-e-intoxicacao/

  84. rama shakti disse:

    No seu caso seria muito interessante conhecer esta reportagem https://greateacher.wordpress.com/multipla-esclerose-e-intoxicacao/ os suplementos você consegue comprar pela internet com seu cartão de crédito. Faça uma pesquisa para ver onde acha mais barato. Dependendo de onde estiver você também acha em lojas de suplementos e farmácias

  85. rama shakti disse:

    Não utilise glutén se seu intestino for irritado. Amidos como mandioca, geralmente não são fatores irritantes, mas não frite se houver muita sensibilidade. Se quiser falar mais alguma coisa de seu problema pode me esvrever ramashakti@gmail.com
    Leia também https://greateacher.wordpress.com/multipla-esclerose-e-intoxicacao/

  86. Eliane Cunha disse:

    Bom dia, Rama!
    Fiquei muito grata em ler seu artigo. Tenho SII, atualmente faço acompanhamento com nutricionista funcional – em três meses tive boa melhora. Fiz RA, uso suco de Aloe Vera, Glutamina e Probioticos. Cortei açúcar refinado, glúten; não como carne vermelha nem leite, há mais de 20 anos.
    Mas tenho hemorróidas e nesses meses está tudo muito irritado, estou na pior crise em quase 10 anos. Acredito que as hemorróidas tenham uma ligação com a SII, mas meu gastro disse não ter essa relação. Você acha possível?
    Estou pensando em tentar homeopatia senão precisarei pensar na cirurgia…

  87. carolina disse:

    Eu tenho intestino super irritado. As vezes só vou ao banheiro por meio de remédio.
    Óleo de côco é indicado?

  88. rama shakti disse:

    Além do óleo de côco, coma também ele, tome a água do côco e utilize uma colher de café de bicarbonato de sódio em um copo de água 2 vezes por dia. Tome espirulina (1 por dia) ou alguma alga pelo menos 3 vezes por semana. Estas são algumas opções que podem funcionar. Dependerá das condições de seu organismo.

  89. rama shakti disse:

    Junto com seu suco de Aloe Vera, coloque um pouco de coentro. Utilize um comprimido de espirulina por dia ou coma mais algas marinhas que você pode achar em mercearias japonezas. Caso precise mais alguma orientação entre em contato com ramashakti@gmail.com

  90. rama shakti disse:

    costuma ter nestes sites http://br.evitamins.com/licorice-root-tea-alvita-4302 e neste http://www.abcpharmus.com.br/quercetina-500mg-p98
    Faça uma pesquisa pra ver se tem mais em conta em algum outro lugar.

  91. rama shakti disse:

    As vacas que produzem leite A2 são as que são tratadas com pasto verde e portanto fornecem um leite melhor. As vacas tratadas com caroço de algodão, polpa de laranja, farelo de soja, ureia, sulfato de amônio, farinha de carne (já proibida), farinha de penas (proibida), fubá esterco de galinha (proibido) produzem um leite mais difícil para a digestão (A1).

  92. rama shakti disse:

    Tudo que você relatou está apontado neste relatório que fala sobre envenenamento e intoxicação. Por favor leia umas 3 vezes pra você entender o que seu marido nunca mais deverá comer se quiser sarar. Mostre para sua familia e amigos. https://greateacher.wordpress.com/multipla-esclerose-e-intoxicacao/

  93. rama shakti disse:

    Não espere não. Você deve estar sofrendo. É hora de recuperar.

  94. rama shakti disse:

    Você pode ter o Intestino irritável por vários motivos. Suspenda os alimentos que você desconfia que lhe fazem mal. Na maioria das vezes suspendê-los facilita sua melhora. Aconselho você suspender além do leite, o açucar também. Faça um teste.

  95. rama shakti disse:

    Tente colocar algas marinhas em sua alimentação (pode ser espirulina ou alguma outra) bem como enzimas proteolíticas. Fará muita diferença.

  96. rama shakti disse:

    Procure um Gastro. Aconselho você também a fazer acompanhamento com um nutricionista, você terá bem mais opções.

  97. rama shakti disse:

    costuma ter nestes sites http://br.evitamins.com/licorice-root-tea-alvita-4302 e neste http://www.abcpharmus.com.br/quercetina-500mg-p98
    Faça uma pesquisa pra ver se tem mais em conta em algum outro lugar.

  98. rama shakti disse:

    Se os médicos liberaram e ele não está se queixando, não se preocupe. Mas faça com que ele não utilize todos os dias os grãos pois se tiver alguma reação e tiver que fazer a dieta novamente ele não sentirá a diferença. Tomara que não precise. Faz ele comer bastante coisas cruas e verdes.

  99. rama shakti disse:

    costuma ter nestes sites http://br.evitamins.com/licorice-root-tea-alvita-4302 e neste http://www.abcpharmus.com.br/quercetina-500mg-p98
    Faça uma pesquisa pra ver se tem mais em conta em algum outro lugar. Compre online.

  100. rama shakti disse:

    costuma ter nestes sites http://br.evitamins.com/licorice-root-tea-alvita-4302 e neste http://www.abcpharmus.com.br/quercetina-500mg-p98
    Faça uma pesquisa pra ver se tem mais em conta em algum outro lugar. Compre online.

  101. rama shakti disse:

    Pode usar as cápsulas de colágeno. Dê preferência por um leite de vaca tratada em pasto se puder encontrar e não a tratada com ração onde o leite produz mais reações alérgicas. Aconselho que você também leia esta matéria que fala de leite em caixinha. https://greateacher.wordpress.com/multipla-esclerose-e-intoxicacao/

  102. rama shakti disse:

    Tente tomar enzimas proteolíticas e consuma mais côco e derivados do côco (leite, água).

  103. rama shakti disse:

    Leia esta matéria por favor. Compartilhe com seus amigos. https://greateacher.wordpress.com/multipla-esclerose-e-intoxicacao/

  104. rama shakti disse:

    Pode sim. Nem sempre o intestino solto faz parte do quadro. Leia este artigo https://greateacher.wordpress.com/multipla-esclerose-e-intoxicacao/

  105. rama shakti disse:

    Fabiane, de imediato pare de consumir açucares e leite de qualquer natureza, pare já. Isto vai ajudar seu sangue alcalinizar. Você vai notar muita diferença se começar a tomar água com PH alcalino, entre 7,0 ou 7,35. Isto é imprescindível. Nossa água é muito ácida, além dos refrigerantes ácidos e doces. Para sua anemia tome mais cálcio, já que vai parar com o leite. Coma mais alimentos crus, frescos e lavados como frutas, legumes, verduras.Tente morar em algum lugar que não seja muito poluído para você respirar um ar com mais qualidade. Veja seu quadro vai mudar com estas instruções. Se quiser uma consulta comigo escreva para ramashakti@gmail.com

  106. rama shakti disse:

    Olá, sou nutricionista Ayurvédica com formação, pós graduação na na India. Querendo uma consulta escreva para ramashakti@gmail.com .

  107. rama shakti disse:

    Escreva para ramashakti@gmail.com para mais informações

  108. Ana Beatriz Soares disse:

    Obrigada.
    Realmente tenho este problema que me foi confirmado por um gastroenterologista.
    Receitou-me “spasmomen” mas reparei que deixo de ter o período, assim como acontece quando tomo paracetamol ou ibuprofeno.

  109. Sandra Salisvânia disse:

    Olá, há alguns dias venho seguindo parte de seu protocolo (exceto a raiz de alcaçuz e quercetina) e estou me sentindo melhor. Venho de um período de muitas dores e inflamação nas articulações. Depois de muita peregrinação em consultórios, fui diagnosticada com sacroileíte bilateral, uma doença autoimune, que acomete as articulações do quadril. Os médicos me encheram de anti-inflamatórias que não melhorou em nada meu quadro. Sentia-me inchada e sem perspectiva até que resolvi, por conta própria, investigar os motivos que causavam a autoimune, chegando ao intestino permeável. Logo que tirei o glúten, emagreci 2 quilos, que na verdade era inchaço. Apesar da melhora, continuei as investigações, agora querendo saber o que provocava essa doença, chegando, finalmente, a Cândida Albican no intestino. Sentia vários sintomas provocados por esses fungos, como o processo inflamatório. Hoje, faço uma dieta rigorosa, tirei completamente o açúcar, inclusive algumas frutas que possuem muita frutose, a exemplo da banana e do abacaxi; carboidrato quase que completamente (como tapioca de vez em quando); leite e gordura hidrogenada. Posso dizer que já me sinto outra pessoa, com mais esperança. Paralelo a isso, também venho trabalhando o estresse, um dos principais fatores desse processo de adoecimento, buscando fazer meditação, além de praticar uma atividade física, que, apesar de todas as dores, nuca parei. Obrigada pelo artigo. Graças a atitudes como a sua, muita gente como eu pode se informar e buscar alternativas que fogem da medicina tradicional.

  110. Bom dia, sou celíaca e eu tinha megacolon congênito, fiz redução do estômago ha 2 anos e meio. Hoje sofro com “mini diarreias” e por ventura, prisão de ventre, além de enxaquecas, sinusite, gripes constantes, ansiedades entre outros. Tenho lido muito sobre a Sindrome e vem a duvida: o megacólon pode ser uma consequencia da síndrome?

  111. Rosangela disse:

    Fui diagnosticada como FAN reativo 1:320 , ainda estou no aguardo da consulta com um Gastro, provavelmente pelo que li devo estar com essa síndrome do Instestino irritável.
    Parei com glútem por indicação do meu reumatologista, leite estou comprando sem lactose não sei se estou no caminho certo, tenho deficiência de vitamina D, agora passei a tomar Vitamina D3 + K2 +Magnésio Quelato e passei a tomar um yakult por dia. Você acredita que estou no caminho certo? Tive muito medo logo que comecei a ler porque fala de outras doenças como lupos, esclerose mas pude ver que o Stress tem um papel fundamente e sou muito atarefada e estressada. Obrigado pelas informações show de bola.

  112. Noossa maravilhoso o artigo. Meu namorado tem artrite reumatóide, ele sofre muito pq tudo o que ele come não demora muito ele ja vai ao banheiro, as vezes sente muitas dores abdominais. Ja foi no gastro fez uma endoscopia e o médico disse que ele não tem nada… Aii as vezes temos que correr para o hospital de tanta dor abdominal. Quais exames devem ser feitos para saber se ele tem SII???

  113. Muito boa a matéria. Tive que operar pq tinha divertículos e tbem intestino irritado. Procurava um trat e acho que encontrei. Tenho abdômen que incha e intestino preso. Vou me orientar por essa matéria. A braço!!!!

  114. Ótima matéria, ajudou muito.
    Eu tenho doença celíaca e intolerância à lactose, eu posso fazer uso dos probióticos sem problemas? Eu tenho um certo receio de utilizar os probióticos e a L-Glutamina e acabar tendo uma reação que piore a situação, porque desde que descobri minha intolerância eu faço uma dieta restrita excluindo o glúten e a lactose e me mantenho sem maiores problemas a não ser muitos arrotos (que por sinal me preocupou bastante já que no artigo fala desse mal).

  115. Joel Silva disse:

    Quando refere que se devia deixar de comer carne convencional, isto inclui todo o tipo de carne ? Como de vaca, porco e de aves….ou existem exceções?
    Será q me tenho de tornar vegetariano?

  116. rama shakti disse:

    As carnes em geral tendem a apodrecer com o tempo. Se houver alguma dificuldade de digestão bem como de eliminação as carnes criam agentes tóxicos como gases e mucos que dificultam ainda mais a recuperação. Portanto Sr. Joel é muito recomendável evitá-las.

  117. Fernanda Gomide disse:

    Tenho diverticulite e venho passando muitas dores ,fraqueza e mal estar…gostaria q me orientasse sobre os suplementos que recomenda e sobre alimentação adequada .Gratidão !

  118. Oi Rama,
    fui diagnosticada com diverticulite, as crises são cada vez mas frequentes, nesse caso poderia se aplicar o mesmo tratamento, porque os sintomas sao os mesmos…

  119. Angelica N. disse:

    Rama Shakti
    Bom dia
    Fui diagnosticada com SII há 03 anos após episódios de diarreias, cheguei a fazer colonoscopia, ultrassonografia e exames laboratoriais que afastou a possibilidade de outras doenças e dai o diagnostico para a síndrome. No primeiro ano tomei vários medicamentos: probióticos, fibras, Antiespasmódico, remédios de dor (além da diarreia também dores como cólicas), imosec e por 04 meses utilizei cloridrato de amitriptilina. Fiz acompanhamento com gastroenterologista .
    No meu ultimo retorno ao gastro retirou os medicamentos e pediu para tirar alimentos gordurosos e artificiais, refrigerante. Apenas me passou imosec quando eu tiver diarreia.
    Por conta fiz exame de intolerância alimentar (IGg) para 220 alimentos, deu alto/médio para abobora japonesa, feijão branco, clara de ovo e gliadiana. Desde então retirei por completo esses alimentos, as vezes tento experimentar mas acabo me sentindo mal. Além desses alimentos vários outros tiveram índice baixo de intolerância que ainda continua na minha alimentação. A lactose deu índice baixo mas só tomo leite de caixinha sem lactose, pois percebo desconforto quando tomo leite integral.
    Mesmo retirando os alimentos de alta intolerância e a lactose ainda tenho episódios de diarreia e/ou dores e aparecem também sintomas na pele que parecem picadas de insetos.
    Sou uma pessoa muito preocupada, atualmente me preocupo demais com meu trabalho, ao ponto de não ter nada em desordem e ainda assim me bate um medo e uma insegurança muito alta só por imaginar que algo possa está errado ou faltando alguma coisa.
    Preciso de orientação. Não sei mais o que fazer. Qual especialidade médica devo procurar.
    Agradeço a atenção.

  120. muito bom artigo. eu tenho a donça do Intestino irritável, e já tirei o gluten e lacticinios da minha dieta. Mas continuo constantemente com dores nos intestinos e tbm muito cansada e connstantemente com aftas na boca.. Gostava de saber que vitaminas preciso de tomar . Todo o arroz é prejudicial? E batatas pode se comer?

  121. MUITO BOM O ARTIGO, tenho vários dos sintomas mencionados e gostaria muito de me cuidar e o farei. Gratidão !!

  122. sandra brito disse:

    gostaria de saber se essa confusao mental e tonturas se deve a essa SINDROME, que por sinal eh fortissima em mim obrigada pela atençao

  123. Paulo Cesar dos Santos disse:

    Bom dia. tenho muitos gases cólicas e enjoo e tenesmo (vontade constante de ir ao banheiro). Fiz colonoscopia e tinha pólipos, endoscopia deu gastrite leve/moderada. . Isso é síndrome do intestino irritável? Esses princípios se aplicariam a mim? Tenho mudado a alimentação, emagreci muito, e estou na segunda crise. tudo começou a oito meses.

  124. Carlos silva disse:

    Nossa e o livro da minha vida esse artigo tenho psoriase a seis anos e de uns anos pra ca estou aprofundando mais na questão do intestino hoje tenho certeza que o proscesso da psoriase em foi pelo intestino ,anos antes da doença comecei a viver uma vida cheia de extress muitos anos isso aliado com agua da torneira que pensava que era boa e logo veio a intolerancia ao leite renites severas e por fim a psoriase hoje consigo ver que fiz tudo errado mas vou lutar para ter minha saude de vouta e essa materia com certeza me ajudara muito obrigado a todos!.

  125. Juliana Passos disse:

    Olá, fui diagnosticada com sii. E tenho artrite vinculada à esta doença. Gostaria de saber se o tratamento e controle da síndrome do intestino irritável cura as dores articulares. Ou são tratamentos separados?
    Obrigada

  126. rama shakti disse:

    Você certamente irá obter algum benefício para suas dores articulares. Para mais esclarecimentos peço que escreva para meu email postado abaixo do artigo. Até mais!

  127. Alexsandro disse:

    Gente estou tratando Inflamação intestinal com Vitamina D manipulada mais suplemente de probioticos, está sendo ótimo p/ mim!!

  128. Olá, estranhamente, meu intestino tem intolerância a arroz integral, aveia, castanhas, ômega 3, alface, agrião, almerão, acelga, pepino, (saladas cruas). Quando tento comer esses alimentos, nos primeiros dias não acontece nada, parece que está tudo bem, mas após 6 ou 7 dias, começa a sair do meu intestino uma espécie de ácido que me deixa toda queimada em volta dos órgãos genitais, uma espécie de queimadura que parece psoríase ou eqzema. E se eu continuar com a dieta, vai ficando cada vez pior. Já tentei várias vezes mudar minha dieta para uma alimentação saudável mas não consigo, sempre meu intestino tem essa reação contra esses alimentos saudáveis. Quando isso ocorre, para curar as feridas, preciso comer bastante pão de farinha branca, arroz branco, massa, feijão e carne, principalmente muito pão, amido. Gostaria de saber porquê meu intestino tem essa reação contrária a alimentos integrais e folhas cruas ou seja, o que´é saudável ele identifica como inimigo e o que não presta ele indentifica como bom. Como posso mudar essa situação, porquê estou acima do peso, diabética e uma alimentação saudável ajudaria bastante na minha saúde. Porém tento e não consigo devido a essa reação equivocada do meu intestino. Isso é uma doença?

  129. rama shakti disse:

    Tente ingerir kefir e enzimas probióticas. Mastigue bem os alimentos. Parece que você está com deficiênxia de enzimas digestivas!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s