MELANCIA É ANTI-INFLAMATÓRIO NATURAL

Melancias possuem alto teor de licopeno, 6,0 mg por cada meia xícara da fruta (mais que em tomates com 4 mg por xícara). Licopeno é um poderoso antioxidante carotenóide muito eficaz na proteção das células contra toxínas do cancêr e pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas, de acôrdo com um estudo da Universidade Purdue (Indiana-EUA). Além disso, as concentrações do fruto em citrulina e arginina são bons para o coração. A arginina pode ajudar a melhorar o fluxo sanguíneo e pode ajudar a reduzir o acúmulo de gordura em excesso. Um estudo publicado no ‘American Journal of Hypertension’ descobriu que extratos de melancia ajudam a reduzir pressão arterial em adultos obesos.

  • Suas propriedades anti-inflamatórias:
    “O licopeno da melancia a torna uma fruta anti-inflamatória”. O licopeno é um inibidor para vários processos inflamatórios e também funciona como um antioxidante que neutraliza os radicais livres. Além disso, a melancia contém colina, que ajuda a manter os níveis de inflamação crônica para baixo, de acôrdo com um artigo de 2006 publicado na revista médica Shock.

Melancias são principalmente água, cerca de 92 por cento.

Esta fruta refrescante é riquíssima em nutrientes. Cada mordida suculenta tem níveis significativos de vitaminas A, B6 e C, abundante quantidade de licopeno, antioxidantes e aminoácidos. Há até mesmo uma porcentagen modesta de potássio. É livre de gordura, muito baixo teor de sódio e tem apenas 40 calorias por xícara.
Deve ser consumida 30 minutos antes  ou  30 minutos depois da refeição. Cientistas têm tomado conhecimento dos altos níveis de licopeno da melancia – cerca de 15 a 20 mg por cada 2 xícaras servidas. De acôrdo com o Conselho Nacional de Promoção de Melancia nos Estados Unidos- alguns dos mais altos níveis entre qualquer tipo de produtos frescos. O licopeno é um fitonutriente, um composto que ocorre naturalmente em frutas e vegetais e que reage com o corpo humano para desencadear reações saudáveis. É responsável pelo pigmento vermelho da melancia, dos tomates, laranjas e goiabas vermelhas.

O licopeno além de estar associado com a saúde do coração, também está associado com a saúde óssea e prevenção do câncer de próstata e ovários.

Para realmente maximizar sua injestão diária de licopeno é importante que a fruta tenha amadurecido completamente. Quanto mais vermelha ela ficar, maior a concentração de licopeno. O beta-caroteno e o antioxidante fenólico também aumentam, à medida que a melancia amadurece. No entanto, “Todas as partes da melancia são boas.” Há uma grande quantidade de nutrientes por toda parte incluindo a carne branca mais próxima da casca.
Outro fitonutriente encontrado na melancia é o aminoácido citrulina, que se converte para o aminoácido arginina. Estes aminoácidos promovem o fluxo de sangue e a citrulina ainda protege contra dores musculares que se relacionam à doenças cardiovasculares, melhora a circulação geral, e de acôrdo com pesquisas da Universidade do Texas, melhora a disfunção eréctil. Você provavelmente teria que comer um monte dessa fruta para obter um efeito semelhante ao Viagra.
Reduzir a inflamação é muito importante para as pessoas que sofrem de artrite. “Quando você está doente existem danos celulares que podem ser causados por uma variedade de fatores, incluindo estresse, tabagismo, poluição, má alimentação e seu corpo torna-se inflamado. Isto é chamado de” inflamação sistêmica. “Desta forma, alimentos anti-inflamatórios podem ajudar com a imunidade  e com a saúde em geral.

  • Hidratação:
    “As melancias são o exemplo perfeito de um alimento que pode ajudá-lo a manter-se hidratado”.

O seu alto teor de água ajuda a mantê-lo hidratado e seu suco é cheio de bons eletrólitos. Ela pode até mesmo ajudar a na recuperação da insolação.

  • Digestão:
    A melancia contém fibras, o que encoraja uma digestão saudável
  • Benefícios para pele e cabelo:
    A vitamina A é crucial na manutenção da juventude de  sua pele e apenas uma fatia de melancia contém quase um quarto de sua necessidade de ingestão diária desta vitamina.
    A vitamina A ajuda a manter a pele e o cabelo hidratados, e também incentiva o crescimento saudável de novas células de colágeno e elastina, de acôrdo com a Cleveland Clinic.
    vitamina C encontrada na melancia é também responsável por isso pois promove o crescimento de um colagéno saudável.
  • Dores musculares: Dores musculares são menores em atletas amantes da melancia pois beber o suco de melancia antes de um treino intenso ajuda a reduzir dores musculares no dia seguinte além de ajudar a frequência cardíaca. Isto pode ser atribuído aos aminoácidos citrulina e arginina que ajudam a melhorar a circulação.
  • Prevenção do câncer:
    Assim como outras frutas e legumes, melancias podem ser úteis para reduzir o risco de câncer por meio de suas propriedades antioxidantes. O licopeno, em particular, tem sido associado à redução da proliferação de células cancerígenas de próstata e ovários, de acôrdo com pesquisas do Instituto Nacional do Cancer.
  • Riscos para a saúde:
    O consumo de licopeno acima de 30 mg diários poderia potencialmente causar náuseas, diarréias e flatulências.
    Pessoas com hipercalemia grave, ou excesso de potássio no sangue, não devem consumir mais do que cerca de um copo de suco de melancia por dia, que contém menos de 140 mg de potássio. De acôrdo com o Instituto Nacional de Saúde, hipercalemia pode resultar em batimentos cardíacos irregulares e outros problemas cardiovasculares, assim como o contrôle muscular reduzido.
  • Da casca e das sementes: 

Todas as partes de uma melancia podem ser comidas, inclusive sua casca que contém tanto clorofila quanto citrulina, precursora da arginina nos rins. Sendo também considerada parte fruta e parte vegetal, está relacionada à família das abóboras e pepinos. Suas sementes são também comestíveis e muito ricas em ferro, zinco, magnésio, proteinas e fibras.

image

Lembre-se que em seu corpo a citrulina da melancia é convertida em l-arginina, a qual é precursora do óxido nítrico. Uma quantidade de óxido nítrico em seu corpo é importante para manter seus vasos sanguíneos relaxados e favorecer o bom fluxo sanguíneo. Este pode também ser o motivo pelo qual a melancia ajuda na hipertensão.

A fim de evitar gases, devido seu alto teor de fibras, coma melancia 30 minutos antes ou 30 minutos após as refeições.

Matéria selecionada, compilada e traduzida por Rama Shakti.

Melancia faz bem 🙂 !!

LEIA SOBRE : Doenças auto-imunes relacionadas à sindrome do intestino irritável

Fonte: American Society of Nutrition Journal (2013, 2014).
American Journal of Hypertension

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s