Limão tem açúcar?

Sim, limões contêm frutose, um açúcar natural comum a maioria das frutas. No entanto, em comparação com muitos outros frutos, limões contêm quantidades relativamente baixas de frutose. Altos níveis de frutose podem causar irritação nos intestinos. Desde 2011, vários estudos apontam para os efeitos negativos da frutose, embora a evidência geral é inconclusiva. Apesar dos problemas com frutose, os limões são uma boa fonte de nutrição.

  • Frutose

A frutose é um açúcar simples, ou monossacárido, encontrado em frutos, vegetais e algumas substâncias naturais tais como o mel. Frutose ocorre em diferentes concentrações em frutas. Limões contêm doses baixas. Frutose une-se com a glicose, um outro monossacarídeo para fazer a sacarose dissacarídeo, ou açúcar de mesa. Ao contrário da glicose, as células do corpo não usam frutose diretamente. Em vez disso, o fígado decompõe a frutose em diferentes produtos químicos.

  • Açúcar e os limões

Cerca de 2,5 por cento do limão é composto de açúcares. Isto significa que um limão de aproximadamente 5 cm de diâmetro contém 1,45 gramas de açúcar, de acordo com dados da USDA Nutrient (Departamento de Agricultura Americano). A Frutose é boa parte deste total. No entanto, de acôrdo com o ‘Centro de Saúde Digestiva da  Universidade de Virginia’, limões e outras frutas ácidas, contêm alguns dos mais baixos níveis de frutose de todas as frutas. O site da universidade destaca os limões como “amigos do intestino” para pessoas sensíveis à frutose em suas dietas.

  • Considerações

Nem crianças nem adultos costumam optar por tomar um copo de suco de limão para saciar sua sede. A acidez do suco tem tornado-o mais adequado para ser espremido em pratos durante o cozimento ou adicionados em uma pequena quantidade em várias bebidas batidas. Isto significa que mesmo que os limões contenham frutose, é pouco provável que você consuma muito de seus açúcares. Se você está preocupado com a sua ingestão de frutose, no caso dos limões você não precisa ficar preocupado.lemon jug

  • Benefícios do limão para a saúde

O limão é uma fruta pequena mas muito poderosa em seus inúmeros benefícios nutricionais. Ele contém muitas vitaminas e minerais e pode ser usado de várias maneiras, você pode comê-lo cru ou adicioná-lo à bebidas ou ainda usá-lo em receitas variadas como sopas e sobremesas.

Diferentes variedades de limões contêm todos quantidades semelhantes de nutrientes. A principal alegação do limão para a fama que ele tem é o seu alto teor de vitamina C. Um limão em média com cerca de 58 gramas contém 30,7 mg de vitamina C, que é aproximadamente 34 à 40 por cento da dose diária recomendada, respectivamente, para homens e mulheres. Curiosamente, a casca dessa fruta contém quase o dobro deste valor. A Vitamina C funciona como um antioxidante e desempenha um papel importante na função imune de seu corpo.

  • Benefícios nutricionais adicionais de um limão

Um limão de tamanho médio contém cerca de 80 miligramas de potássio e 15 miligramas de cácio, sendo que a dose diária de potássio recomendada é de 4.700 miligramas e 1.000 miligramas a dose recomendada de cálcio. Estes dois minerais são importantes para a saúde óssea e do coração. Um limão deste tamanho também contribui com pequenas percentagens de tiamina, riboflavina, ácido fólico(B-9) e B-6. As vitaminas do complexo B são vitaminas essenciais que devem ser obtidas diáriamente por meio de sua dieta.

  • Suco de limão e o Colesterol

Limões são frutas cítricas que quando espremidos fornecem um suco de sabor azêdo que geralmente são adicionados para incrementar muitos alimentos e receitas. Os limões são cultivados há mais de 2.500 anos, e suas propriedades nutricionais fornecem vitaminas que promovem a boa saúde e proteção contra doenças. O suco de limão não contém gordura, e ainda possue propriedades contra os níveis elevados de colesterol.

  • O suco de limão – outras propriedades

Um copo de suco de limão contém apenas 61 calorias e tem 21 gramas de carbohidratos sob a forma de fibra alimentar e açúcar.

  • Os compostos benéficos

O suco de limão contém um tipo de composto chamado glicosídeo limoneno, uma substância encontrada em muitas frutas cítricas. De acordo com o Serviço de Pesquisa Agrícola do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, em compostos chamados limonóides das frutas cítricas existem propriedades protetoras contra o câncer. Um tipo de limonóide chamado limoneno, também pode ajudar baixar o nível de colesterol LDL, o “mau” colesterol.

  • Benefícios do suco de limão

Os benefícios positivos do limoneno encontrado no suco de limão são naturais e duradouros. Segundo as estatísticas do Serviço Americano de Pesquisa Agrícola, o limoneno pode permanecer na corrente sanguínea por até 24 horas em algumas pessoas. Isto significa que os benefícios de proteção e propriedades de redução do colesterol do limoneno podem estar disponíveis em seu corpo por períodos mais longos evitando ter que consumir continuamente mais porções de suco.

  • Vitamina C – conteúdo

Um copo de suco de limão contém 94 miligramas de vitamina C – o suficiente para cumprir a exigência diária recomendada para a maioria dos adultos. A vitamina C é um tipo de micronutriente conhecido como uma vitamina solúvel em água. Seu corpo não armazena vitamina C e deve ser obtido através de sua dieta. Segundo o Instituto Linus Pauling a vitamina C pode ajudar a converter colesterol em ácidos biliares, que são importantes para a digestão de gorduras. Esta conversão permite baixar os níveis de colesterol no sangue.

  • Importância dos Benefícios

O limão é muitas vezes adicionado ao chá para realçar o sabor, mas o suco de limão e o chá verde em conjunto, podem fornecer maiores benefícios para a saúde como o emagrecimento. Em um estudo de 2007 do ” Centro de Investigação Alimentar e Nutrição Molecular”, o professor Mario Ferruzzi da Universidade de Purdue do estado de Indiana, afirma que, quando o suco de limão é adicionado ao chá verde, pode aumentar a absorção de catequinas durante a digestão. As catequinas (fitonutrientes da família dos polifenóis) são um tipo de antioxidante encontrado no chá verde que ajuda a proteger o corpo contra o câncer, bem como doença cardíaca e derrame. Elas são muitas vezes eliminadas pelo intestino antes do corpo retê-las, mas graças ao sumo do limão foi demonstrado que 80 por cento das catequinas disponíveis são absorvidas pelo corpo.

 

  • Referências
    USDA National Nutrient Database
    UCSF; Sugar Is a Poison, Says UCSF Obesity Expert; Jeffrey Norris; June 25, 2009
    University of Virginia School of Medicine; Low Fructose Diet; October 2010
    Virtual ChemBook Elmhurst College; Fructose; Charles E. Ophardt; 2003
    Harvard Health Publications; Is Fructose Bad for You?; P.J. Skerrett

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s