Medicina Anti-Envelhecimento

O Japão tem se tornado famoso como sendo um dos países com maior porcentagem de cidadãos com elevada expectativa de vida no mundo.
Devido à este fato o primeiro jornal de Medicina Anti-Envelhecimento veiculado ao público vem sendo elaborado no Japão desde 2003.
Abreviado como JAAM – Journal of Anti Aging Medicine que significa – Jornal de Medicina Anti-Envelhecimento -, é publicado bimestralmente e sua equipe também vem realizando simpósios, conferências e Treinamentos Especializados sobre o tema dentro e fora do país.

O objetivo deste empreendimento que já conta com a participação de mais de 8.000 profissionais de saúde especializados tem como objetivo ensinar a população sobre ‘prevenção de doenças’ dando todo suporte ao indivíduo ao longo da vida para que não sofra consequências com estresse neurológico, mutações genéticas que levam ao cancêr, fraqueza imunológica, diminuição dos níveis hormonais, etc .

Depois que a doença já se instalou o paciente senil custa muito caro para o país, além de hospitais, médicos e remédios ele precisa de constante atenção de uma pessoa competente e muito paciente, o que nem sempre se encontra com tanta facilidade devido a rotina da vida moderna.
———-
1. O que é a Medicina Anti-Envelhecimento?

Medicina anti-envelhecimento é o ramo da medicina que visa reduzir a chance de desenvolver doenças associadas ao envelhecimento, intervindo no processo biológico de envelhecimento e assim, contribuir para a extensão de um período de vida saudável como no caso da terceira idade.

A manutenção da saúde do idoso no Japão tornou-se uma questão nacional. Os custos com assistência médica são muito altos conforme o diagrama de despesas do Governo. A Medicina anti-envelhecimento vem desempenhar um papel cada vez mais importante, não só do ponto de vista da felicidade individual, mas também no que diz respeito à eficiência econômica da sociedade.

A política de saúde japonêsa tem sido tradicionalmente centrada no tratamento da doença após o seu início no âmbito de um sistema de saúde universal. Esta abordagem tem levado certamente a aumentos maciços em despesas médicas, provavelmente resultando em um colapso do sistema público de saúde nacional.

O panorama geral do setor da saúde vai mudar para melhor, conforme atribuirmos maior importância à medicina preventiva. Com seu foco sobre o envelhecimento, a medicina anti-envelhecimento desempenha um papel central tanto no setor da saúde quanto no setor econômico.

maa 1
2. Definição de Medicina Anti-Envelhecimento

Medicina Anti-Envelhecimento é uma ciência teórica e prática a qual tem por objetivo ajudar as pessoas a desfrutarem de mais saúde e longevidade.
Desfrutar de mais saúde significa que além de prolongar a sua vida útil a pessoa ao mesmo tempo usufruirá de uma melhor qualidade de vida.
Por conseguinte, a ênfase é colocada sobre a qualidade de vida.
As pessoas podem desfrutar de saúde em geral e de longevidade mesmo se elas tiverem uma doença. Neste contexto, mesmo que um estado patológico relacionado com a idade se desenvolva, a chave é a manutenção da saúde holística – uma sensação de confôrto, tanto física como mental proporcionando um estado geral de maior equilíbrio.

Para resumir este jornal tem como principal objetivo promover uma ciência teórica e prática visando favorecer as pessoas a desfrutar de saúde e longevidade

Saúde
· Não importa se você tem uma doença ou não.
· Nosso objetivo e nosso propósito é apoiar a sua fonte de energia.
· Ajudar a pessoa a pensar positivamente e viver com mais esperança.

Longevidade
· Desfrutar de longa vida útil significa levar uma vida saudável e alegre.
· Quanto mais você envelhece, a saúde mental se torna mais importante.
· deve ser criado um ambiente onde a longevidade possa ser apreciada (aspecto cultural do povo e da nação).

Ciência prática
· Anti-envelhecimento é mais do que uma ciência.
· O objetivo final é a prática e uso das informações.
· Medicina anti-envelhecimento é a ciência que fornecerá a base para a prática.

3. Por que o foco em medicina anti-envelhecimento agora?

O interesse do público em lidar com o envelhecimento bem como a gestão da vida por meio de consultas e apoio de médicos e profissionais de saúde está crescendo.

Com o envelhecimento da população, o fardo de despesas médicas cobertas pelo sistema de seguro público de saúde está prestes a atingir um limite crítico. Se muitos da população idosa permanecerem saudáveis, no entanto, esta sobrecarga tenderá a diminuir.

Os idosos são definidos como aqueles com 65 anos ou mais. Se a população idosa saudável cresce, eles podem ser capazes de continuar a trabalhar sem sofrerem preconceitos devido a idade. A medicina anti-envelhecimento pode contribuir para tornar este cenário realidade.

maa 2
4. Noções básicas de Medicina Anti-Envelhecimento

O elemento base da medicina anti-envelhecimento é elucidar o mecanismo do envelhecimento. Muitos dos mecanismos do processo biológico de envelhecimento, no entanto, permanecem desconhecidos da maioria da população.

Enquanto isso, uma série de fatores causais de envelhecimento, foram identificados pelo aperfeiçoamento de pesquisa básica em diferentes domínios, incluindo a mutação genética, diminuição da função celular, oxidação de radicais livres, a deterioração imunológica e diminuição do nível hormonal. O Jornal Anti-Envelhecimento se esforça para divulgar as mais recentes descobertas e insights obtidos nestas pesquisas para lidar com diversos fatores causais de envelhecimento através da medicina anti-envelhecimento.

Causas do envelhecimento
Estresse oxidativo por radicais livres
Diminuição dos níveis hormonais
Deterioração imunológica
Mutação do gene
A diminuição da função celular
Outros

maa 3
5. Medicina Anti-Envelhecimento (Clínica)

Além do exame médico detalhado tradicional, transformações físicas relacionadas com a idade, bem como sinais e sintomas de envelhecimento podem ser identificados ao examinar os vasos sanguíneos, níveis hormonais, funções dos órgãos sensoriais, equilíbrio entre oxigênio ativo e potencial antioxidante, e outros. Estes exames permitem a detecção precoce e tratamento, bem como orientações sobre estilo de vida para prevenir doenças relacionadas com o envelhecimento. É crucial saber identificar os sinais de envelhecimento e tomar as medidas adequadas o mais cêdo possível. Os elementos básicos da medicina clínica anti-envelhecimento consistem em ensinar as corretas medidas para melhorar o estilo de vida dos pacientes: aconselhamento dietético, incluindo orientação sobre o uso de suplementos nutricionais, programas de exercícios e contrôle do estresse.

Ao selecionar uma terapia, os riscos e benefícios de cada tratamento devem ser examinados com a maior importância dada ao fator segurança.
Algumas instituições médicas podem usar terapias de reposição hormonal. Outras podem utilizar a terapia de quelação, a evidência para elas é que apesar de sua pouca utilização, estes tratamentos têm demonstrado muita eficácia na remoção de metais pesados do corpo bem como estabilizar suas funções metabólicas.

Abordagens em diferentes áreas
As áreas abrangidas pela medicina anti-envelhecimento (incluindo áreas mais especializadas do corpo) são:

Medicina Preventiva Geral
Metabolismo
Cardiovascular
Trato digestivo
Endócrino
Respiratório

Neurologia
Distúrbio vascular cerebral
Doença de Alzheimer
Estresse

Ortopedia
Fraqueza muscular
Osteoporose
Osteoartrite

Oftalmologia
Presbiopia
Catarata
Degeneração macular relacionada com a idade

Obstetrícia e Ginecologia
Distúrbios da menopausa
Gravidez tardia
Problemas hormonais

Urologia
Disfunção sexual
Desordens do climatério masculino
Transtorno próstata / problemas hormonais

Dermatologia
Fotoenvelhecimento
Dermatite senil

6. Como é o Diagnóstico para o Anti-Envelhecimento?

Anti-envelhecimento exame médico
Estes exames permitem a detecção precoce e indicação para o tratamento, bem como orientações de estilo de vida para prevenir doenças relacionadas com o envelhecimento.

Exame para a prevenção de doenças e tratamento precoce
· À partir dos resultados dos biomarcadores os índices relativos à cada idade serão calculados.
· A síndrome metabólica, que está associada a vários fatores de risco e ao estilo de vida, é identificada numa fase precoce para a prevenção e tratamento precoce.
· O envelhecimento e deterioração da qualidade de vida (QV; nível de satisfação mental, física, social, cultural, intelectual e na vida diária) são identificados numa fase precoce para a prevenção e tratamento.

Orientação e tratamento baseado no diagnóstico anti-envelhecimento
· Com base nos resultados dos exames, médicos especialistas em anti-envelhecimento fornecem orientações sobre dieta, suplementos nutricionais, e exercícios para melhorar o estilo de vida, prevenindo assim o envelhecimento e doenças relacionadas com a idade e desta forma prolongando a vida útil saudável.

Orientações diárias
· Sobre a terapia nutricional
· Terapia por exercícios
· Terapia cognitiva
·Terapia de Suplemento

Terapia medicamentosa
· Terapia de reposição hormonal
· Terapia para melhorar a resposta imune
· Terapia antioxidante

Terapia especial
· Tratamento com cirúrgia plástica / dermatológica
·Medicina alternativa

Itens para o exame médico anti-envelhecimento
Idade neurológica
A idade óssea
Idade Muscular
Idade Vascular
Idade hormonal

maa 4

Que a sabedoria oriental sirva de modêlo para o resto do mundo!!!

Matéria Selecionada, compilada e traduzida por Rama Shakti

  • Referências:
  1. Schroeder EA, Raimundo N, Shadel GS. Epigenetic silencing mediates mitochondria stress-induced longevity. Cell Metab 2013; 17: 954–964.

  2. Fraga MF, Ballestar E, Paz MF, Ropero S, Setien F, Ballestar ML et al. Epigenetic differences arise during the lifetime of monozygotic twins. Proc Natl Acad Sci USA 2005;102: 10604–10609.

  3. Fontana L, Partridge L. Promoting health and longevity through diet: from model organisms to humans. Cell 2015; 161: 106–118.

  4. Asher G, Sassone-Corsi P. Time for food: the intimate interplay between nutrition, metabolism, and the circadian clock. Cell 2015; 161: 84–92.

  5. Fonken LK, Workman JL, Walton JC, Weil ZM, Morris JS, Haim A et al. Light at night increases body mass by shifting the time of food intake. Proc Natl Acad Sci USA 2010; 107: 18664–18669.

  6. Musiek ES, Lim MM, Yang G, Bauer AQ, Qi L, Lee Y, Roh JH et al. Circadian clock proteins regulate neuronal redox homeostasis and neurodegeneration. J Clin Invest 2013; 123: 5389–5400.

  7. Steptoe A, Deaton A, Stone AA. Subjective wellbeing, health, and ageing. Lancet 2015; 385: 640–648.

  8. Frey BS. Psychology. Happy people live longer. Science 2011; 331: 542–543.

  9. Lazarov O, Robinson J, Tang YP, Hairston IS, Korade-Mirnics Z, Lee VM et al.Environmental enrichment reduces Abeta levels and amyloid deposition in transgenic mice.Cell 2005; 120: 701–713.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s