Cartilagem e Articulações

A cartilagem é um tecido de nosso corpo que não pode reparar-se sózinho. Uma cartilagem danificada é a raíz para a formação de artrite.

A cartilagem é composta de estruturas flexíveis de tecido conjuntivo, sem suporte de peso, como o naríz, ouvido e as articulações, mas são sensíveis quando da ocorrência de um grande número de lesões. Sua regeneração depende em grande parte de uma alimentação adequada para estimular seu crescimento.

Entorses são as lesões mais comuns sofridas pelas cartilagens. As articulações mais afetadas são os tornozelos, joelhos, punhos, cotovelos e ombros, também as queimaduras e outras lesões podem danificar as cartilagens.cartilagem

Entre os mais importantes nutrientes para regeneração das cartilagens está a “Lisina”, um aminoácido que ajuda a absorção de cálcio e a produção de colágeno, como parte não apenas do colágeno, mas da formação de cartilagem, tendões e pele.

A deficiência de lisina pode retardar o crescimento, pode causar fadiga, pode retardar também a recuperação de queimaduras, arranhões e danos de outros tecidos. A lisina também coopera com os estímulos do processo de cura natural.

Um consumo de 12 mg por quilograma de peso corporal de lisina é recomendado. Os alimentos ricos em lisina incluem legumes, carne vermelha, bacalhau, ovos, soja, queijo, leveduras e nozes.

A vitamina C é um antioxidante natural capaz de aumentar as defesas do organismo, a qual também ajuda na produção de colágeno e assim na regeneração dos tecidos conjuntivos mantendo o funcionamento adequado dos vasos sanguíneos e o fluxo de sangue oxigenado responsável pela cura.

Ela pode ser encontrada em, pêssegos, tomates, mangas, abacaxi, nabo, repolho, morango, kiwi, pimentões entre outros.

O colágeno é a proteína que proporciona a estrutura do tecido da cartilagem, dos tendões, dos ossos e dos tecidos conjuntivos.

Diferentes estudos têm demonstrado os benefícios do colágeno hidrolisado para facilitar a fixação de colágeno na cartilagem articular. Outra forma fácil de obter cartilagem hidrolisada é em forma de gelatina, de preferência não adoçada.
Vitamina E (encontrada em oleoaginosas,bem como alguns vegetais);  protegem os ácidos graxos polinsaturados contra a oxidação dos radicais livres.

A ingestão de alimentos ricos em fibras, melhoram a função intestinal e evitam acúmulo de microrganismos que constituem fatores de infecção e inflamação, melhorando a assimilação dos micronutrientes (tais como zinco, Cálcio, Manganês, Cobre, Silício e Enxofre),  necessários à síntese de tecidos de suporte do organismo, manutenção da estrutura óssea e proteção das cartilagens articulares.
MSM (metilsulfonilmetano), é uma forma de enxofre orgânico, que é necessária para a condensação de dois aminoácidos, cisteína e metionina precursoras de taurina. Estes aminoácidos sulfurados estimulam a formação de colágeno.
Sulfato de glucosamina é um aminosaccharide, que atua como um membro na síntese de componentes da cartilagem que cobre as superfícies ósseas de todas as articulações e líquido sinovial. É também anti-inflamatório, redutor lento de dor, mas  progressivo.

O sulfato de condroitina é o componente principal da cartilagem. Tem a capacidade de retenção de água, o que dá resistência à pressão. Lubrifica as almofadas das juntas, dividindo a pressão entre os ossos, evitando possíveis lesões. Promove apoio à mobilidade e flexibilidade da cartilagem.

Os melhores suplementos que são ricos em componentes que poderiam recuperar e regenerar a articulação, muito ricos em vitaminas e minerais e são anti-inflamatórios e analgésicos naturais, são ervas e especiarias, como a garra do diabo, salgueiro, açafrão ou gengibre.

Matéria selecionada, compilada e traduzida por Rama Shakti

LEIA SOBRE: Doenças auto-imunes relacionadas à sindrome do intestino irritável

Fonte: http://www.medicinenet.com/torn_meniscus/article.htm
http://www.webmd.com/pain-management/guide/joint-pain

mais informações escreva para  ramashakti@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s